25 SET 2023
ESF Vila Progresso é a primeira na região a receber o Selo Ouro

Em cerimônia realizada hoje, 25, na Casa da OSPA em Porto Alegre, o município de Vera Cruz, celebrou um marco significativo na área da saúde. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Progresso foi agraciada com o Selo Ouro "Unidade Básica de Saúde Amiga do Idoso", concedido em reconhecimento aos esforços em proporcionar uma atenção acolhedora, inclusiva e eficiente aos seus usuários idosos no âmbito do projeto  Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integrante do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS).

A ESF Vila Progresso se destacou por seus processos de trabalho, que incluem a capacitação periódica da equipe para o cuidado aos idosos, a adaptação da estrutura física para acomodar idosos e portadores de deficiência, aquisição de um veículo para visitas domiciliares, além da ampliação e reforma do prédio, que agora oferece maior acessibilidade à população, especialmente àqueles que fazem parte da população idosa.

O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, a Secretária de Saúde, Clair Tornquist, e membros da equipe estiveram presentes na entrega do Selo Ouro e participaram do Seminário de Entrega do Selo Ouro e Mostra de Experiências da Rede Bem Cuidar (RBC/RS). Onde compartilharam as práticas bem-sucedidas que levaram à conquista desse prestigiado selo e contribuirão para o enriquecimento do conhecimento na área da saúde em todo o estado.

O investimento total para a melhoria da ESF Vila Progresso foi de R$ 197.904,47, que incluiu a ampliação e reforma do prédio, resultando em uma área ampliada de 76,55 m² e um acesso coberto de 9,60 m². Além disso, em março, a comunidade teve acesso a um veículo adquirido no valor de R$ 137.000,00, que passou a facilitar as visitas domiciliares e o atendimento aos cidadãos.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC