19 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
No mês de combate ao abuso sexual, Vera Cruz tem programação especial
No mês dedicado ao combate ao abuso sexual, Vera Cruz está realizando uma série de atividades especiais para conscientizar e prevenir a violência contra crianças e adolescentes. De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas mais de 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos envolvendo crianças e adolescentes, sendo 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações relacionadas a violências sexuais físicas e psíquicas, como abuso, estupro e exploração sexual.

De forma preventiva, o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e a Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz se uniram para criar uma programação especial. Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, está sendo realizada a confecção de cartazes e palestras junto aos educandários da rede municipal. O objetivo dessa iniciativa é fornecer prevenção, orientação e apoio aos estudantes, de forma que se sintam à vontade para expressarem suas vivências. Mais de 500 alunos receberão orientação durante a ação.

As atividades continuam ao longo do mês, junto as escolas municipais. Junto ao saguão da prefeitura, uma exposição com os trabalhos produzidos em sala de aula está sendo realizada, buscando ampliar o alcance e a conscientização sobre a importância de combater o abuso sexual e garantir a proteção das crianças e adolescentes.

A programação especial em Vera Cruz representa um importante passo na luta contra a violência sexual, trazendo à tona a necessidade de proteger os direitos das crianças e adolescentes e criar uma sociedade mais segura e acolhedora para todos.
Fonte: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC