Vera Cruz / RS
23 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
OBRAS, SANEAMENTO E TRÂNSITO
Arroio Andréas diminui a vazão e o uso de água para atividades não essenciais fica proibido

Responsável pelo abastecimento de água de grande parte da população vera-cruzense, o Arroio Andréas atingiu o nível mais baixo dos últimos anos. A grave estiagem que afeta o Estado do RS, e que motivou o Decreto de Situação de Emergência em 19 de janeiro deste ano, intensificada nos últimos dias pelo forte calor e a falta de chuvas.

Por conta da atual situação do Arroio Andréas, iniciamos a captação de água do Rio Pardinho, para evitar o desabastecimento, mas por conta dos níveis baixos tivemos de interromper”, explica o Prefeito Gilson Becker.

O Decreto Municipal nº 7.222, de 23 de março, restringe atividades não essenciais como lavagem de carros, irrigação de gramados, reposição ou troca de água de piscinas, além da captação de água do Arroio Andréas para outras finalidades que não o abastecimento público, permitindo apenas o uso de água para consumo humano e dessedentação animal. O descumprimento das medidas, poderá acarretar multa ao usuário.

O Prefeito Gilson Becker, ainda orienta a busca por formas alternativas para abastecimento das atividades não essenciais. “Nossas equipes têm atuado intensamente nos últimos meses, em parceria com o Corpo de Bombeiros temos feito a entrega de água potável para consumo humano, principalmente nas áreas abastecidas por fontes superficiais, e através das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Obras na abertura e limpeza de açudes, e entrega de água para dessedentação animal”, explica o Chefe do Executivo.

Autor: Wellington Rodrigues | Imprensa PMVC
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024