Foi publicado na segunda edição do Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (10) o Decreto 56.889 que homologa a Situação de Emergência em Vera Cruz. A falta de chuvas já gerou mais de R$ 10 milhões de prejuízo nas culturas da soja, milho e arroz e na pecuária leiteira do município. A situação foi declarada no Decreto 7.183, de 19 de janeiro deste ano.
Este é o quarto ano consecutivo que o Município decreta Situação de Emergência em razão da estiagem. Com a homologação Estadual, o decreto vai agora para a análise da União. A ratificação nas duas esferas auxilia na busca de apoio para renegociação e abate de dívidas dos agricultores, entre outras possibilidades.
O Laudo Técnico de Perdas, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, apontou até a data do decreto local, uma quebra de 32% na produção de milho grão e 25% no milho silagem, 25% no arroz, 15% na soja e 1,2% no leite.
Conforme o Prefeito Gilson Becker, a administração vem buscando a conscientização e o bom senso da comunidade, no entanto, se a precipitação prevista para esta semana não se confirmar, atividades não essenciais que utilizam água da rede pública, terão que ser suspensas, para que a população não fique sem abastecimento de água.
“A situação é crítica. Pedimos, inclusive, para que, em caso de chuva, a comunidade reserve essa água em recipientes, da forma como puder, para poder utilizar posteriormente em situações em que não é necessária água tratada”, alerta o Chefe do Executivo.