09 ABR 2021
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
IPTU 2021 começa a ser entregue e tem vencimento em julho

O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2021 teve o vencimento prorrogado. Assim como em 2020, o pagamento foi postergado por sessenta dias (confira abaixo as novas datas). A decisão se deu em razão do agravamento da pandemia da Covid-19 que tem prejudicado as atividades comerciais e consequentemente os trabalhadores. Além do IPTU, as tarifas de água, com vencimento no mês de abril de 2021, também estão prorrogadas, para pagamento no mês de junho de 2021.

Conforme decreto nº 6.706, de 30 de março de 2021, também estão prorrogadas as cobranças do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, cujo período de apuração foi março de 2021 e tem vencimento original em 20 de abril será cobrado em 20 de julho de 2021. O período de apuração abril, com vencimento em 20 de maio, vai para 20 de setembro de 2021. E o período de maio, que venceria em 21 de junho, fica para 22 de novembro de 2021.Esses prazos valem para MEIs e Microempresas, para os demais contribuintes, o pagamento com vencimento no mês de abril, fica prorrogado para o mês de junho de 2021.

Em relação ao IPTU, os carnês para pagamento já estavam impressos, com a data tradicional de vencimento. As guias, no entanto, seguem valendo e começam a ser entregues pelos Correios, no endereço cadastrado pelos proprietários de imóveis na Prefeitura, a partir da próxima semana. Aqueles que não receberem o carnê ou que residem em pontos em que não há cobertura para o serviço dos Correios devem procurar o Setor de Arrecadação.

O IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 6%, até o dia 12 de julho, conforme prorrogação. A mesma data vale para o vencimento da primeira parcela, para contribuintes que optarem pelo parcelamento em oito vezes. O pagamento pode ser feito em qualquer autoatendimento das agências do Banrisul, Caixa, Banco do Brasil, lotéricas ou correspondentes bancários, pelos caixas eletrônicos ou na internet e no caixa da Prefeitura, até as novas datas de vencimento. Após o vencimento, o pagamento é aceito somente no caixa da Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Finanças, neste ano foram impressos 9.831 carnês, com previsão de arrecadação na ordem de R$ 2.877.351,42, mais as taxas. O valor do tributo teve reajuste de 4,52% sobre o valor cobrado em 2020, baseado no IPCA - Índice Preços ao Consumidos Amplo apurado no ano passado.

CONFIRA AS NOVAS DATAS DE VENCIMENTO DO IPTU 2021

1ª parcela: passa de 10 de maio para 12 de julho de 2021