Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
19 FEV 2021
Educação irá manter turmas com 50% nas EMEFs

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental - EMEFs de Vera Cruz dão início ao ano letivo de 2021 na próxima segunda-feira (22). Apesar do Governo do Estado ter feito alteração no decreto que regulamenta o Distanciamento Controlado, retirando a exigência de 50% para o teto de ocupação nas salas de aula, desde que os alunos estejam a 1,5 metro de distância, a Secretaria Municipal de Educação optou por manter em 50% o teto de ocupação.

Conforme a titular da pasta, Micheli Katiani Rech, a medida se deve ao transporte escolar. “Algumas escolas até poderiam atender turmas com 100%, mas esbarramos no transporte de linha. Em Vera Cruz, temos as duas situações de transporte previstas no decreto: tanto fretado, quanto de linha. E de acordo com o distanciamento, a ocupação dos ônibus varia entre 50% e 100% o que não nos permite aumentar a ocupação nas salas”, explica a secretária.

Com isso, a Educação optou em continuar com 50% dos alunos nas EMEFs, divididos em dois grupos. “Dessa forma, será possível manter o distanciamento de 1,5 metro nas salas e atender as exigências de transporte. E ainda damos igualdade de acesso a todos, pois numa turma de 22 alunos, não temos como indicar 17 estudantes para estarem em sala de aula todos os dias e suprimir os demais”, avalia Micheli. Mesmo assim, a secretaria está realizando um levantamento de todos os croquis de salas de aulas das escolas da rede municipal para verificar a possibilidade de ampliar o número de alunos em cada espaço.

Nas EMEFs os estudantes terão escala por semana, frequentando as aulas uma semana e com ensino híbrido na semana seguinte. Os professores retornaram na última quarta-feira (17), para organização e reuniões nas escolas. A partir de terça-feira (23) os professores já iniciam formação continuada. Ao todo, cerca 1.650 estudantes volta às aulas nas EMEFs, além das 750 crianças que retornaram para as Escolas Municipal de Educação Infantil - EMEIs, e mais de 400 servidores.

Autor: Josiléri Linke Cidade
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024