05 SET 2019
Relação das ruas a serem calçadas chega a 7.580 metros

Mobilidade urbana, mobilização para o Programa de Calçamento Comunitário e distribuição entre os bairros. Esses são os critérios utilizados pelo Município de Vera Cruz para definir as ruas que serão contempladas com calçamento através de empréstimo pela Caixa. Dentre os principais pontos levados em consideração, a prefeitura avaliou trechos parcialmente calçados, bairros e loteamentos mais antigos e ruas com maior circulação de veículos.

Com aprovação da Câmara de Vereadores, a Capital das Gincanas capta financiamento de R$ 8 milhões, para três projetos. Na mais ampla das propostas, serão utilizados R$ 4,6 milhões para calçamento de trechos 33 vias urbanas. O Município, através da Secretaria de Obras, Saneamento e Trânsito, irá preparar a base das ruas para receber a pavimentação. Com isso, foi possível contemplar um maior número de ruas, chegando a 7,5 quilômetros de calçamento com bloquetes de concreto.

“É o maior projeto de calçamento de ruas da história de Vera Cruz, onde serão beneficiadas mais de 1 mil famílias. O fim da poeira e do barro é qualidade de vida para os moradores, além de dar melhores condições de trafegabilidade”, reforça o prefeito Guido Hoff. O Chefe do Executivo salienta ainda que o Programa de Pavimentação Comunitária segue sendo opção para moradores de outras ruas. Desde o ano passado oito ruas foram calçadas dentro desse projeto (José Rodrigues de Carvalho, Amanda Fredrich, Olaria, Doli Holzschuh, Wilma Pauli, Flora Henn, Francisco José Hoff, Ignácio Forsthofer, Osvaldo Schlitler, João Felipe Forster, Herbert Schneider e Hildebrando Barbosa da Silva).

Conforme o secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan Dos Santos, a maior parte do financiamento será custeada, a longo prazo, pela contribuição de melhoria dos proprietário. Os proprietários de terrenos nas quadras calçadas vão poder parcelar o custo da obra em até 120 meses, com prestação mínima R$ 50,00. “O financiamento tem prazo de até 96 meses, com carência de 24 meses e juros de até 12% ano”, acrescenta o líder da pasta.

A projeto está em fase de levantamento técnico para identificação dos proprietários e respectivas áreas para a contribuição de melhoria. Assim que essa etapa for finalizada, o Município abre licitação para a contratação do serviço que deverá ser executado em pelo menos quatro frentes de trabalho. Em seguida, ocorre audiência pública com os moradores, por bairro ou grupo de bairros. O último passo, antes do início da obra, é o envio de projetos de lei, por rua, para aprovação do Legislativo, seguido da publicação do edital.

RELAÇÃO DE RUAS A SEREM CALÇADAS

ARCO-ÍRIS