02 AGO 2018
OBRAS, SANEAMENTO E TRÂNSITO
Calçamento comunitário já chega a seis ruas

O Programa de Pavimentação Comunitária está modificando a paisagem da zona urbana do Município de Vera Cruz. Moradores e motoristas que antes conviviam com a poeira e o barro agora comemoram a pavimentação de vias em quatro bairros. A primeira rua a receber calçamento foi a José Rodrigues de Carvalho, no Loteamento Bosques de Villa Thereza II, no Bairro Esmeralda. A pavimentação foi concluída no final do ano passado.

Neste ano foi pavimentada a Rua Amanda Fredrich, no Bom Jesus. Já o calçamento da Rua Olaria, no Centro, foi realizado em duas etapas e está para ser concluído nos próximos dias. Estão em andamento três obras no Bairro Conventos, nas Ruas Doli Holzschuh, Wilma Pauli e Flora Henn. Esta última, é onde reside Cláudio Ristow. Para ele, a proposta precisa ser adotada por moradores de outras ruas. “O bairro todo precisa aderir”, almeja o servidor público. A sétima via a receber pavimentação é a General Osório, no Bairro Esmeralda, onde o início dos trabalhos está previsto para a semana que vem.

O Secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Gilson Becker, lembra que em cada uma das vias, a Prefeitura realizou a topografia e a terraplenagem de preparação da cancha e compactação da base, com reposição de material nos pontos necessários e reconstrução e limpeza de bocas de lobo. “Depois da cancha pronta, os moradores custeiam o contrato de uma empresa para a execução do calçamento, com a colocação da areia, do paralelepípedo e do meio-fio, e também para a mão de obra”, esclarece o líder da pasta.

O Chefe de Gabinete, Nerí Goecks, é quem participa das reuniões e acompanha as tratativas dos moradores para concretização dos processos. “Todos os proprietários de lotes das vias precisam concordar com o calçamento. A situação financeira dos municípios, nos impede de colocar em prática projetos com apenas 80% de adesão, como prevê o Programa”. Conforme ele, em outras ruas também há mobilizações em busca da aceitação de 100% dos moradores. É o caso da Norberto Wild, da Cândido de Medeiros, da Caetano Thiel e da Lauro Raupp.

Para o Prefeito Guido Hoff, a parceria da comunidade com o Executivo é mais um exemplo de responsabilidade coletiva. “A integração do vera-cruzense com o Poder Público tem sido prova de eficiência. A sociedade organizada e disposta a colaborar é sempre beneficiada. Juntos podemos fazer mais e ir mais longe”, destaca.