08 MAI 2018
ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Sem reajuste, IPTU tem primeiro vencimento na quinta

Os proprietários de imóveis em Vera Cruz devem pagar um valor igual ou menor de IPTU neste ano, em comparação com 2017. O motivo é o IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, que foi negativo no fechamento do ano passado. Com isso, o imposto não sofreu reajuste. Muitos proprietários, inclusive, vão desembolsar menos em razão da depreciação do imóvel. Outros, no entanto, estavam com cadastro desatualizado e foram adequados a partir de um mapeamento imobiliário feito pela empresa Gauss Geo.

Desde 2017, o Imposto Predial e Territorial Urbano é entregue na casa dos contribuintes em forma de carnê. A distribuição é feita pelos Correios no endereço cadastrado pelo proprietário do imóvel. O Secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan dos Santos, alerta aqueles que não receberam os carnês devem procurar o Setor de Arrecadação da prefeitura, já que o vencimento da primeira parcela ou cota única é na quinta-feira (10).

Foram impressos 9.003 carnês, com previsão de arrecadação de R$ 2.260.000,00, mais as taxas. Quem optar por quitar o IPTU de uma só vez terá desconto de 6%. Tanto a cota única como o parcelamento, em até oito vezes, podem ser pagos pelo carnê. A segunda folha é o boleto para pagamento único e as demais são as parcelas. Até o vencimento é possível pagar o IPTU 2018 em qualquer agência do Banrisul, Caixa Federal, Banco do Brasil, lotéricas ou correspondentes bancários, pelos caixas eletrônicos ou na internet. A Tesouraria da Prefeitura também recebe o imposto após o vencimento.

RURAL – Áreas localizadas no perímetro urbano de Vera Cruz destinadas a produção rural podem ter isenção do IPTU, ainda para 2018. A solicitação deve ser realizada no Setor de Fiscalização Tributária, mediante apresentação da declaração do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR do exercício 2017, com Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF quitado, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR, matrícula atualizada do imóvel, vinculada ao talão de produtor rural, e também o talão. O pedido de isenção dever ser feito apenas uma vez e não inclui taxas, como por exemplo a de coleta de lixo.