06 JAN 2015
Prefeita avalia gestão e sinaliza prioridades

A prefeita Rosane Petry (PP) traça o plano estratégico para 2015 e avalia a gestão de 2014 como exitosa pelos avanços, sobretudo, no setor econômico. A líder do Executivo endossa a atração da Companhia Vontobel de Investimentos (CVI), distribuidora da linha Coca-Cola, como um dos principais ganhos à comunidade. A empresa gerou 90 novos empregos e o faturamento previsto é de R$ 72 milhões. O aquecimento do setor ganha força na geração de 2,5 mil empregos intermediados pelo Sine e na construção da indústria de embalagens Sulprint, que se instala no município até o fim deste ano.

De acordo com a líder política o olhar para infraestrutura acompanhou o acelerado crescimento populacional, de forma paritária, no campo e na cidade. “Investimos R$ 2 milhões em pavimentação asfáltica, cerca de 400 pessoas não tinham água encanada e agora possuem, além de termos viabilizado a construção de 120 casas no interior pelo programa Habitação Rural”, sintetiza Rosane. Outro feito importante aos ruralistas foi a implantação da Cooperativa de Agricultores (Coopervec) que agregou renda aos agricultores pelo aumento da produção. O núcleo de cooperados fornece 66% da merenda escolar.

Na lista de êxitos elaborada pelo primeiro escalão do governo, ainda recebem ênfase a formação de 210 vera-cruzenses em cursos técnicos profissionalizantes, o novo prédio da Farmácia Municipal que atende cerca de 4,5 mil pessoas ao mês e a construção do complexo de saúde em Vila Progresso que simboliza assistência para quatro mil moradores da região sul. A unidade começa a funcionar em junho. A geração de cem vagas em creches é um ganho para educação infantil, enquanto a ativação do Quiosque da Praça e da Casa do Artesão somam para o lazer e à cultura.

Perspectivas

Em todas as metas elencadas pela municipalidade a ordem é inovar. “A política precisa ser criativa, moderna e viva. A comunidade quer ser surpreendida com ações otimistas que melhorem a sua vida e gerem transformações positivas”, disse Rosane. A prefeita elenca como meta prioritária levar asfalto para quem não tem. O intuito é buscar emendas parlamentares e viabilizar parcerias com o novo governo do Estado a fim de sanar pendências antigas, como o pleito de Linha Henrique D’Ávila. Para Rosane a cidade, vilas e bairros também estão na mira para ações de revitalização das vias.

Entre as iniciativas existentes perante os olhos da comunidade, está a conclusão da Casa de Cultura, a entrega do novo Feirão Rural, investimentos no Parque Municipal, bem como no Ginásio Poliesportivo. Ainda se incluem no plano estratégico a transferência do Parque de Máquinas do Centro, áreas para práticas desportivas em Praças e comunidades, além da ampliação do Hospital Vera Cruz e implantação de especialidades de referência regional. A atração de novas empresas, expansão das atuais e manutenção do equilíbrio das finanças igualmente são pretensões da administração pública.