14 JAN 2015
Parceria renova ambientes escolares

As Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) de Vera Cruz iniciarão o ano letivo com melhorias nas estruturas. Para os serviços de manutenções e reparos, que acontecerão no período de férias, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) encaminha processo licitatório para execução das obras na ordem de R$ 148.904 mil, provenientes do programa Brasil Carinhoso. O dinheiro servirá para compra dos materiais de construção e a mão de obra será gerida pelos educandários.

Com verbas livres, cerca de R$ 12 mil, já estão sendo recuperadas quatro escolas do Município na mesma política de parceria em que o investimento da comunidade escolar nasce de recursos oriundos da Associação de Pais, Professores e Funcionários (APFF), mensalidades não-obrigatórias, eventos, rifas e outros meios. A Emei Sabor de Alegria receberá a colocação de muro, que impedirá deslizes frequentes ocasionados pela força das chuvas, o que gerava transtornos nas salas de aula, enquanto a creche Dona Dionéa terá colocação de piso novo e a Moacir Pereira terá a pintura restaurada.

Na instituição pública Vovô Adail, a parte interna está sendo renovada com pinturas de desenhos em formas infantis por meio de trabalho voluntário da professora Juliana Bieck. As cores vibrantes servirão para alegrar o ambiente que abriga aproximadamente cem crianças por ano e conta com uma equipe de 30 funcionários. Segundo a diretora, Minéia Flores, as obras serão intensificadas na próxima semana na parte externa, com embelezamento do pátio e dos brinquedos da praça. “Os reparos são feitos no decorrer de todo o ano letivo. O período de férias é um aliado para as obras maiores e para melhor receber nossos pequenos”, explica.

O restante da verba do programa Brasil Carinhoso, ainda será aplicado em outras Emeis do município. Para isso, a licitação para compra dos materiais deverá passar pela aprovação do Legislativo municipal. Atualmente a rede municipal dispõe de seis Escolas de Educação Infantil e atende aproximadamente 610 crianças de zero a 5 anos. A Smed ainda prevê no cronograma anual verbas para reformas e colocação de condicionadores de ar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental antes do início das aulas.