23 FEV 2015
Educação inaugura 34 condicionadores de ar

O início do ano letivo em Vera Cruz foi marcado por uma conquista exitosa para a rede pública de ensino. Agora, os locais de aprendizado ficarão mais agradáveis e refrigerados. A Secretaria Municipal de Educação, adquiriu 34 condicionadores de ar para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Sendo 5 de 12 mil Btus, 26 de 18 mil Btus e 3 unidades de 30 mil Btus. Na manhã desta segunda-feira, dia 23, a Prefeita Rosane Petry, fez a inauguração simbólica na Escola João Carlos Rech que foi contemplada com 9 equipamentos.

Os condicionadores foram conquistados por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), que é o conjunto de ações, apoiado técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação. O programa Federal garantiu à Educação, a quantia de R$ R$ 60 mil para aquisição do material. “A parceria com o Governo Federal é de suma importância para qualquer município. O congraçamento dessa conquista está no compromisso que temos com a Educação, realizando o plano de gerar ainda mais qualidade na hora do aprendizado”, celebra Rosane.

A distribuição dos condicionadores de ar, foi feita conforme a necessidade de cada escola. Foram contempladas todas as escolas que ainda não possuíam sistema de refrigeração em sala de aula, inclusive os estabelecimentos da zona rural do município. A secretária municipal de Educação, Cristina Rabuske, salienta a importância de investimentos que priorizem o bem-estar dos alunos. “Quanto mais confortáveis os alunos estiverem, mais chances de um bom aprendizado. Nessas épocas em que o calor é tão intenso, o ar condicionado não é luxo e sim uma necessidade”, declara.

Móveis escolares

Além da oportunidade de estudar em um ambiente mais aconchegante e climatizado, os alunos ainda terão a oportunidade de estudarem com classes e cadeiras novas. O PAR permitiu a compra de 68 conjuntos com classe e cadeira para os alunos da pré-escola ao primeiro ano. Ainda foram adquiridos 470 conjuntos para alunos do segundo ao nono ano e 48 mesas e cadeiras para os professores. O valor investido foi de R$ 91,7 mil para a compra dos móveis que, assim como os condicionadores de ar, serão distribuídos conforme a necessidade das instituições.