25 AGO 2015
Programa Troca-Troca incentiva a safra de milho

Além de incentivar a produção local, o programa fornece grãos com custo reduzido e condições estendidas para pagamento

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Vera Cruz, deu início na manhã desta segunda-feira, dia 24, à distribuição das sementes de milho, provenientes do programa Troca-Troca. O programa tem o objetivo de incentivar a produção de milho no município, desta forma, os produtores locais adquirem grãos para dar início à safra de 2015/2016. Os agricultores realizam a inscrição e a retirada do milho é feita na hora.

A entrega dos grãos será feita no decorrer da semana, à medida que durem os estoques. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alcindo Iser, para este ano o pedido realizado foi de 1.300 sacas de grão de milho, 200 a mais que no ano passado. A fila formada pelos agricultores, desse às 7 horas da manhã de segunda-feira, fez com 50% das sacas fossem entregues somente no primeiro dia.

Iser afirma que cerca de 40% da produção local de milho é oriunda do incentivo do Troca-Troca. A fim de garantir diversidade na produção, são disponibilizadas cinco variedades de grãos: Agromem, Sempre, Guerra, Agoeste e Santa Helena. “A vantagem do programa é trabalhar o incentivo à diversificação, fornecendo sementes por um custo reduzido e com boas condições de pagamento”, comentou Iser. Cerca de 600 famílias serão beneficiadas através do programa e o pagamento poderá ser efetuado até abril de 2016.