25 NOV 2015
Produzir vida saudável é tema do Dia de Campo
Foto Noticia Principal Grande
Participaram das atividades alunos do 4° e 5° anos das escolas do interior (Lucimara Silva)

Além de impactar na qualidade de vida, atividade promove a diversificação e o aproveitamento de espaços nas propriedades rurais

A propriedade dos agricultores João Rodrigues e Sérgio Frantz, situado em Dona Josefa, transformou-se em local de aprendizado rural para alunos das escolas da rede municipal do interior de Vera Cruz. Os produtores que são pioneiros na distribuição da merenda escolar dos alunos, cederam o local para a realização do Dia de Campo – Produzindo Vida Saudável. A ação aconteceu nesta quarta-feira, dia 25 e teve a explanação de técnicos e produtores rurais com o objetivo de promover a conscientização e motivar os educandos através de práticas simples e ecologicamente corretas quanto à produção de alimentos, diversificação e no aproveitamento dos espaços.

Para essa realização, a atividade integrou as Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Rural e contou com a colaboração da Emater/RS-Ascar, Departamento Municipal de Meio Ambiente, além do apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). A diversidade dos assuntos agrícolas, proporcionou a abordagem de temas importantes, como alimentação saudável, avicultura e fruticultura e a diversificação do aproveitamento da água. Foram feitas ainda, demonstrações acerca da produção de hortaliças orgânicas e de biofertilizantes e trilha ecológica.

Participaram cerca de 250 alunos do 4° e 5° ano. Com o intuito de contribuir com métodos práticos como de coleta seletiva no campo e a produção de repelentes naturais, por exemplo, a ação visa promover o incentivo à permanência dos jovens nas propriedades e consequentemente facilitar o modo de habitação da vida no interior. “Queremos promover uma visão diferente sobre o que é a vida no campo, sobretudo, mostrar que é possível produzir alimentos de qualidade, tanto para o consumo próprio, quanto para a comercialização”, afirma Jéferson Klunk, técnico agrícola.

Os alunos e professores, participaram ainda, de um lanche feito pelas nutricionistas do município, a fim de promover o gosto pela alimentação saudável e diversificada. Conforme a coordenadora pedagógica, Edla Bartz, a ação é a culminância das atividades realizadas em aula e promove, sobretudo, as possibilidades de culturas que podem ser realizadas em uma propriedade. A secretária de Educação, Cristina Rabuske, espera que a atividade reflita na vida dos produtores. “O papel da educação está em promover conscientização nas escolas e gerar resultados efetivos nas famílias, através dos alunos”, declara.