20 ABR 2016
Equoterapia recebe incentivo do município
(Divulgação)

Investimento de R$ 11 mil oriundo do Fundo do Meio Ambiente deverá auxiliar na construção de um sistema de reaproveitamento de água

A prefeita de Vera Cruz, Rosane Petry, assinou o convênio que incentiva a equoterapia desenvolvida no Centro de Tradições Gaúchas Candeeiro da Amizade. O trabalho é desenvolvido de forma voluntária pelos profissionais e associados do CTG e receberá a quantia de R$ 11 mil com a finalidade de auxiliar na construção de um sistema de captação e reaproveitamento de águas pluviais. Além disso, o auxílio irá promover a conscientização do uso racional da água de forma sustentável através do Projeto Sustentabilidade Hídrica. O investimento é oriundo do Fundo do Meio Ambiente.

O projeto orienta a comunidade e os alunos de escolas que visitam a entidade, sobre a importância de iniciativas simples como captar e utilizar racionalmente a água da chuva, contribuem para a preservação do meio ambiente. Conforme o responsável pelo projeto, Paulo César de Freitas, é imprescindível o uso da água, seja para manejo e higienização dos cavalos, como para irrigação da horta e limpeza em geral.

“Nosso objetivo é gerar qualidade de vida. A equoterapia promove o aumento da autoestima, autoconfiança e socialização das crianças e por isso, não hesitamos em apoiar essa causa”, salientou a líder do Executivo.  A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação, indicada para crianças a partir de três anos com deficiências físicas, sensoriais, síndrome de down, distúrbios de desenvolvimentos e aprendizagem, hiperatividade e até depressão e derrames. O CTG Candeeiro da Amizade atende atualmente 38 crianças, de segunda a sexta-feira.