12 MAI 2016
Redes de água são instaladas no interior

Moradores de Linha Ferraz receberão sistema de água potável e o município atinge 93% de cobertura na zona rural

O Sistema de Abastecimento de Água de Vera Cruz (Semae), iniciou com as obras de instalação de redes de água pelo interior do município. Ao todo, 19 famílias, sendo quatro da localidade de Linha Ferraz, no Corredor Foesch e 15 em Dona Josefa, serão beneficiadas por meio do novo sistema municipalizado. As obras estão sendo executadas inicialmente em Linha Ferraz e posteriormente seguem para Dona Josefa. O serviço é prestado pela empresa vencedora da licitação, Eco Diehl.

As regiões contempladas sofriam até então com o desabastecimento principalmente nos períodos de estiagem, tendo a maioria dos moradores o abastecimento de suas casas através de fontes naturais e poços rasos. O vice-prefeito municipal, Loreno Nyland, esteve no local das obras, juntamente com o coordenador do Semae, Ivan Rodrigues, para acompanhar o andamento das obras. Ele ressalta que a reivindicação já havia sido apresentada a ele no final do ano passado, e como morador da localidade, tinha conhecimento, assim como a municipalidade, da situação em que se encontravam os moradores. “Prontamente encaminhamos a solicitação ao setor competente para viabilizar a possibilidade de uma extensão da rede”, frisou.

Nyland explicou ainda, que a obra só não foi realizada antes, visto que o município estava sem a tubulação e ao mesmo tempo em contenção de despesas públicas, inclusive adotando turno único. Porém, em janeiro, foi agilizado o processo de licitação que permitiu a inclusão da rede de Dona Josefa, uma vez que lá, já havia perfuração do poço. Conforme o coordenador do Semae, o município já cobre a zona urbana em 100% e agora irá atingir 93% de cobertura de água do sistema público beneficiando as famílias rurais do município, com mais de 3.500 ligações atendidas só no interior, o que é uma referência na prestação dos serviços.