20 JUL 2023
Granizo provoca prejuízo de R$ 6 milhões
A comunidade vera-cruzense acordou no último dia 12 de julho com o barulho de uma chuva de granizo que pode ter sido a pior já registrada na história do município. Foram aproximadamente 15 minutos de incidência que bastaram para deixar mais de 3.500 residências e 11 escolas danificadas. As pedras de gelo atingiram quase toda a área central urbana, em especial os bairros: São Francisco, Boa Vista, Arco Íris, Cipriano de Oliveira, Imigrantes, Araçá, Leopoldina, Rincão da Serra, Esmeralda, Centro, Conventos e Bom Jesus, e parte da área rural, com maior intensidade nas localidades de Linha Ferraz, Linha Cipriano de Oliveira e Rincão da Serra.

Ainda que os meteorologistas indicassem a possibilidade de granizo, a intensidade do evento registrado desta vez, com pedras irregulares e pontiagudas em tamanho maior que um ovo de galinha, levou o município a decretar Situação de Emergência no mesmo dia da incidência. O granizo afetou especialmente os bairros mais vulneráveis, o que fez com que fosse necessária a ajuda de servidores de diversas áreas e voluntários e a mobilização de equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Exército.

Pelo menos 80 pessoas tiveram que ir para a casa de parentes ou vizinhos, 60 pessoas ficaram feridas, oito pessoas foram levadas para um ginásio do município para dormir e mais de 10.500 pessoas tiveram as casas atingidas por pedras de granizo. O prejuízo para as famílias é estimado em R$ 6 milhões. Além disso, serão necessários mais R$ 120 mil para compra e instalação de 1.000 telhas nas escolas que foram atingidas.

Também foi necessária a solicitação de doações de inúmeras empresas, entidades e da comunidade que se solidarizaram e organizaram campanhas internas, distribuindo doações, inclusive diretamente, para atender os atingidos. Logo após o granizo, filas se formaram no Parque de Máquinas em busca de lonas para amenizar os prejuízos. Foram entregues mais de 100 mil metros quadrados de lonas. Também já foram repassadas 500 cestas básicas e pets de água potável, 250 kits de higiene, 350 colchões, 800 cobertores, 3 toneladas de roupas e agasalhos, móveis e ração para animais. No momento, estão sendo distribuídas 1.500 telhas de fibrocimento recebidas através de doações.

O Município ainda precisou utilizar de forma emergencial recursos na ordem de R$ 180.000,00, principalmente para a compra de lonas, além de outros R$ 50.000,00 que estão sendo utilizados na compra de telhas para cobrir casa danificadas pelo granizo. Foram recebidos cerca de R$ 7.000,00 em doações através da Acisa - Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária, que disponibilizou uma chave PIX para recebimento de doações em dinheiro por parte da comunidade. A Câmara de Vereadores também está repassando outros R$ 50.000,00 para a compra de telhas.

Conforme o prefeito Gilson Becker, as equipes seguem focadas no conserto dos estragos nas escolas, no transporte e distribuição de telhas e doações e no recolhimento de entulhos e móveis danificados. “Estamos aguardando também a homologação do Decreto de Emergência por parte dos governos Estadual e Federal para que possamos acessar programas e buscar auxílio para os atingidos. Fica também o nosso agradecimento a todos que se empenharam, se solidarizaram e que seguem ajudando”, enaltece o Chefe do Executivo.

Autor: Josiléri Linke Cidade