Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
08 FEV 2023
Município busca famílias acolhedoras
O Serviço de Acolhimento Familiar, como é chamado o Programa Família Acolhedora, busca cadastrar famílias de Vera Cruz interessadas em receber crianças e adolescentes temporariamente em suas casas. A possibilidade de acolhimento familiar passageiro foi admitida com a Lei Municipal nº 4.905, de 16 de julho de 2019.

Trata-se de uma medida de proteção especial temporária, como é a Casa de Passagem, sendo que ao final deste período o bebê, a criança ou adolescente poderá ser reintegrado à família de origem ou se destituída do poder familiar e encaminhada para adoção. A intenção é que as famílias ou pessoas que acolhem possam oportunizar proteção integral e convivência comunitária.

A Coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabriela Macedo Ferreira, explica que os acolhidos são crianças e adolescentes de zero a 17 anos e 11 meses, que estão com seus direitos violados ou que se encontram em vulnerabilidade social, cujas famílias não conseguem cumprir, temporariamente, a função de cuidado e proteção.

“Ao invés de essas crianças estarem na Casa Lar, onde recebem atenção coletiva, elas estarão em núcleo familiar, tendo convívio com pessoas que possam dar atenção individualizada e tornar esse momento longe dos pais, mais amoroso, como realmente uma família”, pondera Gabriela.

Para participar deste programa as famílias passam por um processo de seleção, cadastramento e preparação. De acordo com o Art. 20 da Lei, são requisitos para participar do Serviço de Acolhimento, ser maior de dezoito anos, sem restrição quanto ao estado civil; residente no município há um ano; e não estar habilitado nem ter interesse em processo de adoção, entre outros.

A família também irá participar de capacitações (inicial e continuada), bem como, deve comparecer às reuniões e acatar as orientações da Equipe Técnica. Para o acolhimento a família habilitada irá receber uma bolsa-auxílio por acolhido para auxiliar nos custos com a criança ou adolescente. Mais informações e inscrições podem ser realizadas pelo telefone 3718-1520 ou pelo e-mail [email protected].

Autor: Josiléri Linke Cidade
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024