05 AGO 2021
Selo vai incentivar e certificar acessibilidade em Vera Cruz
A programação do Mês da Pessoa com Deficiência de Vera Cruz iniciou com um importante ato. O Município é o primeiro no Estado a assinar o Termo de Adesão ao Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade e Inclusão, criado da Fundação Rio-Grandense de Atendimento ao Excepcional, que é vinculada à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O ato ocorreu na tarde desta terça-feira (3), em Porto Alegre.

O Selo de Acessibilidade tem como objetivo implantar parâmetros claros que definam as condições para que as acessibilidades de informações interativas e arquitetônicas sejam de fácil verificação por toda a sociedade. A certificação ocorre através de selos ouro, prata e bronze, a partir da verificação de diversos requisitos, afim de promover a cultura da convivência com as diferenças e as exigências legais para acessibilidade.

O documento assinado pelo Prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, e pelo Presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, possibilita, que além do Poder Público, a sociedade também possa aderir ao Sistema para espaços, mobiliários, serviços e equipamentos para prédios, praças, escolas e quaisquer ambientes públicos ou privados.

O vereador vera-cruzense e um dos fundadores da Associação de Amigos Especiais – ADAE Mãos Dadas, Luiz Carlos Souza, a Secretária de Educação e atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Compede de Vera Cruz, Micheli Katiani Rech, e a representante do Compede, Elisa Silveira Cerentini, também acompanharam a assinatura do Termo.

PROGRAMAÇÃO – As atividades do Mês da Pessoa com Deficiência seguem na próxima semana. De 9 a 13 de agosto, ocorre divulgação de informativos sobre serviços, como cartão de estacionamento e PBC, através da página do Compede no Facebook. Já no dia 19 de agosto, acontece Roda de Conversa sobre Sexualidade e Deficiência, com um vídeo elaborado pela equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde e CAPSij, também através do Facebook. E no dia 24 de agosto, haverá live com o tema Talentos Sem Limites, com participação do músico Neuri Putzke. A transmissão ocorre pelo Face do Compede a partir 19 horas.

Com informação da Faders Acessibilidade e Inclusão
Autor: Josiléri Linke Cidade