13 JAN 2015
IPTU pode ser pago com 6% de desconto

Os contribuintes já podem se organizar para acertar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O valor poderá ser quitado em uma única parcela pelo valor integral até 10 de março. Entretanto, quem quiser levar o desconto de 6% sob o débito deverá realizar o pagamento com a data limite de 15 de fevereiro. A municipalidade oferece a possibilidade de parcelar o tributo em oito vezes sucessivas, de março até o mês de outubro. O decreto assinado em 5 de janeiro pela líder do Executivo, Rosane Petry (PP), prevê a arrecadação de R$ 3,2 milhões pelo pagamento dos 7,2 mil carnês distribuídos.

A cobrança, como no ano passado, será entregue até a primeira semana de fevereiro nos domicílios, na área de cobertura do serviço dos Correios. Caso a conta não chegue a tempo, antes de 13 de fevereiro – data limite para o desconto – o contribuinte precisa se dirigir até o Setor de Arrecadação, na Prefeitura. Em 2014 foram impressos cerca de 300 carnês a menos e a quantia recebida pelos cofres do Município foi de R$ 1,9 milhão. A forma de cálculo do IPTU respeita o número de metros quadrados das construções, o padrão do imóvel, bem como sua localização geográfica.

O valor mínimo para o parcelamento é de R$ 41,22 e pode ser incluso no carne do IPTU demais pagamentos de taxas e serviços praticados pela esfera pública. O crescimento urbano acelerado se deve ao número elevado de terrenos comercializados, além de moradias construídas no perímetro central e nos bairros. Em 2014 foram aprovados 393 lotes pelo Setor de Engenharia e a estimativa para 2015, caso os loteadores realizem os investimentos de infraestrutura necessários, é que o número ultrapasse de 600 terrenos aprovados pelo Executivo.

Os recursos arrecadados com o IPTU são destinados para o caixa único e servem para incrementar as finanças do Município, resultando em serviços e melhorias permanentes. “As verbas externas, do Estado e da União, estão cada vez mais complexas e burocráticas, em virtude dos contingenciamentos de recursos sem aviso prévio. Portanto, precisamos nos unir e cooperar para promoção de avanços na vida de todos”, avaliou a prefeita de Vera Cruz.

Alvarás

A cobrança dos alvarás também será entregue nos estabelecimentos pelo serviço dos Correios, inovação para a respectiva logística. Para receber 20% de desconto a data limite será 31 de janeiro e o vencimento geral está fixado em 28 de fevereiro, podendo ser dividido em três vezes. Neste exercício estão sendo distribuídos 720 carnês que representarão em dinheiro R$ 286.300,00. Caso as correspondências não cheguem no prazo determinado, o contribuinte precisa ir até a Prefeitura saber sobre o débito e realizar a negociação.

Fonte: Lucas Dalfrancis