23 JAN 2015
Qualidade de água local repercute no Estado

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), de Vera Cruz, recebeu na manhã desta quinta-feira, 22, o vice-prefeito de Paraíso do Sul, João Ricardo da Rosa, acompanhado do Assessor Jurídico e do Químico responsável pelos serviços de abastecimento de água da localidade para uma visita técnica. A vinda aconteceu por meio da indicação do órgão executivo do Ministério da Saúde, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que considera o município referência de qualidade de água na região.

A equipe conheceu as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA), que tem sido alvo frequente de visitação de universidades para material de estudo, assim como para outros órgãos e municípios. Na última semana a ETA abrigou a visita do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), de Porto Alegre, responsável pelo saneamento da capital, a fim de verificar a tecnologia dos processos de desinfecção e os benefícios da municipalização da água.

Além disso, o vice-prefeito, em exercício, Loreno Nyland, recebeu a comitiva no gabinete, e colocou os serviços municipais à disposição para quaisquer pesquisas e estudos referentes ao saneamento local. “Temos orgulho de oferecer água limpa e de qualidade à nossa comunidade, e sobretudo, saber que nosso sistema de abastecimento ultrapassa as paredes geográficas e é referência estadual”, declara. Nyland acrescenta, que além da qualidade de água, o processo de purificação é livre de contaminação do meio ambiente e dá conta da preservação dos afluentes do município.