12 JUL 2021
Empresas ainda podem buscar microcrédito com juro menor
Desde meados do mês de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vera Cruz orienta empreendedores interessados em aderir ao Programa Municipal de Microcrédito Banco do Povo. A iniciativa foi aprovada pela Câmara de Vereadores e instituída pela Lei 5.198/21. Nesta modalidade, disponível através do Acordo de Cooperação 003/2021, o Município subsidia 50% dos juros para empréstimos de até R$ 5 mil reais.

A ampliação do acesso ao microcrédito foi uma das alternativas encontradas pela municipalidade para contornar ou amenizar os efeitos da pandemia juntos ao empreendedores individuais e micro e pequenos empresários, além de estimular esses negócios. Foi o que aconteceu com a Sublima Arte Personalização, uma das primeiras a buscar o auxílio.

Conforme o sócio administrador da empresa, Mauricio Rodrigo Reinicke, a busca pelo microcrédito ocorreu em razão da ampliação das atividades. A empresa que trabalhava com sublimação e transfer, estudava a entrada em um novo ramo. Para isso, era necessário adquirir novo maquinário para corte a lazer em madeira.

“Recebemos todo suporte e atenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nos auxiliaram em todo o processo o que foi fundamental para o encaminhamento da documentação e aprovação do financiamento”, recomenda Reinicke, acrescentando que já trabalha na venda dos novos produtos, com aumento da produção e consequentemente da loja.

O valor captado pela Sublima Arte, assim como o de outras empresas, foi contratado junto a Instituição de Crédito Solidário – Credisol.  Por estar habilitada no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado – PNMPO, do Ministério do Trabalho e Emprego, a Credisol é responsável pela formalização das operações de crédito.

Pelo teto orçamentário da Lei, o auxílio tem a previsão de atender até 78 empreendedores locais. As regras para participação podem ser consultadas no site veracruz.rs.gov.br/bancodopovo ou pelo telefone 3718-1222 ramal 206. Entre elas, o tomador do crédito precisa estar em dia com a fazenda municipal e só terá o abatimento de 50% nos juros sobre as parcelas pagas dentro da data de vencimento.

Autor: Josiléri Linke Cidade