16 ABR 2020
Flexibilização do comércio é anunciada para esta sexta

Na manhã desta quinta-feira, dia 16 de março, o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, anunciou medidas de flexibilização para atividades durante a pandemia do coronavírus. Veja as decisões comunicadas em vídeo pela redes sociais do município:

Comunidade vera-cruzense, hoje é dia 16 de abril, quinta-feira.

Nessa verdadeira novela da vida real que todos estamos vivendo pela primeira vez, hoje temos mais um episódio importante. A retomada das atividades parciais do comércio estará detalhada no novo decreto municipal válido a partir de hoje. Seguindo rígidas normas de distanciamento social, higienização, taxa de ocupação dos espaços, uma parte dos anseios do setor do comércio está sendo contemplada. Permitiremos a ocupação de 50% da área prevista no PPCI dos estabelecimentos. O decreto trará esses detalhes, mas o que quero destacar no meu pronunciamento é outro aspecto.

Vera Cruz não tem ainda, felizmente, nenhum caso confirmado de Covid-19. Isso é fruto de uma soma de cuidados adotados pela grande maioria da comunidade. Mas essa situação não é eterna. Não somos uma ilha de indivíduos imunes. Algum dia teremos fatalmente a primeira ou primeiras confirmações de casos. Esperamos que isso demore a se confirmar e quando isso acontecer, que os pacientes possam ser adequadamente atendidos e melhor ainda, que sejam curados.

Todos já aprendemos que o grande segredo dos cuidados que devemos tomar é para diminuir a velocidade de disseminação do contágio. E para desacelerar essa velocidade precisamos todos adotar posturas individuais ainda mais seguras. Todos sabemos repito, que medidas de higiene pessoal com as mãos, da adoção do distanciamento social (onde precisamos estar afastados um metro e meio das outras pessoas), que os indivíduos que pertencem ao grupo de risco (60 anos ou mais, cardiopatas, diabéticos) precisam ficar o máximo possível em casa, são muito importantes. Já estamos inclusive cansados de ouvir isso.

Mas aqui vai um alerta:

Ainda precisamos melhorar muito nesse quesito dos cuidados preventivos. Percebemos claramente pelo menos três grandes problemas que precisam ser urgentemente minimizados.

1- Aglomerações e filas nos bancos.

2- Aglomerações exageradas em supermercados.

3- Aglomerações em bares.

A aglomeração de pessoas hoje é o nosso principal inimigo. Temos que mudar essa conduta coletiva sob pena de aumentarmos o nosso risco. Para enfrentar esses problemas estamos propondo:

1- Intensificar a campanha de conscientização para todos nós. Todos receberão em casa orientações sobre distanciamento social. Todas as crianças da rede pública municipal estão ganhando material pedagógico junto ao material escolar entregue em casa. Mas o mais importante é cada um praticar o distanciamento social e orientar, educar mais alguém que ainda não acha importante isso. Educação e consciência é a melhor arma que temos contra o coronavírus.

2- Intensificaremos os contatos e daremos novas orientações aos donos de supermercado, bares e gerentes de bancos. Novas estratégias precisam ser adotadas por esses estabelecimentos.

3- Estamos orientando a toda a população a usar máscaras protetoras. O Uso da máscara ajuda a proteger o usuário e também aos outros. Nesse exato momento, voluntárias estão confeccionando máscaras de pano duplo que serão distribuídas nos próximos dias para a comunidade mais carente. Está comprovado que o uso de máscara protetora ajuda muito. Vamos fazer de Vera Cruz um exemplo a ser seguido, com cada dia mais e mais pessoas usando máscaras protetoras. Ainda não tornamos obrigatório o uso da máscara pela falta que esse material tem no mercado.

A hora não é de comemorar a abertura parcial do comércio como se tudo já estivesse resolvido. A hora é de darmos cada vez mais atenção para os cuidados.

“As palavras ensinam mas os exemplos arrastam”

Vamos todos ser exemplos de cidadãos que cuidam de si e dos outros para que possamos atravessar essa tempestade todos juntos, sem andarmos para trás novamente. Se tudo der certo, passaremos o período crítico sem a necessidade de nos isolarmos todos novamente, fechar tudo novamente.

*Se você acredita na educação coletiva, ajude a compartilhar essa ideia e a pratique.

*Se você acha que isso não funcionará, respeitamos, mas pratique igualmente os cuidados, isso já ajudará também.

Hoje estamos dando um passo importante para frente com a abertura parcial do comércio. Vamos juntos nessa caminhada para vencermos essa batalha. Eu acredito em vocês.

Que Deus nos abençoe e nos proteja.

Leia na íntegra o decreto 6.391: https://veracruz.rs.gov.br/portal/leis_decretos/8223

Fonte: Josiléri Linke Cidade