28 FEV 2018
Saúde inscreve para grupos de Reeducação Alimentar

Vera Cruz tem 3.537 pessoas com excesso de peso. É o que mostram os Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – Sisvan, onde foram registrados o peso e altura de quem foi atendido pelos serviços de saúde do Município em 2017. São 409 crianças (0 e 10 anos), 314 adolescentes (10 e 19 anos), 1.928 adultos (20 a 59 anos) e 886 idosos (mais de 60 anos).

Para tentar reduzir esses números, a Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz passa a oferecer, a partir de abril, grupos de Reeducação Alimentar. A proposta faz parte da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, que os municípios brasileiros devem implantar para organização da Assistência ao Indivíduo Obeso, bem como a Promoção da Saúde, Prevenção do Sobrepeso e Obesidade. As ações foram previstas pelo Ministério da Saúde, através da portaria nº 483/2014 e aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde no ano passado.

Os grupos de Reeducação Alimentar serão coordenados pela nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Samia Nassere, com apoio de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, educador físico, enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e estagiária de nutrição. De acordo com a nutricionista, a intenção é “otimizar a oferta do cuidado, levando em conta as evidências que comprovam melhores resultados deste tipo de ação em grupo. Além disso, a alta prevalência de excesso de peso em todas as faixas etárias, provocaria grande demanda de atendimentos individuais”, explica Samia.

Os encontros serão trimestrais e ocorrem sempre às segundas-feiras, das 13h30 às 14h30, com início em 2 de abril no ESF do bairro Arco-Íris; 9 de abril no ESF de Vila Progresso; e 16 de abril no Posto Central. Serão repassadas orientações sobre alimentação saudável; dicas para redução do peso; receitas de pratos saudáveis e de baixo custo; além de orientações que auxiliam no entendimento de sentimentos e emoções relacionados ao comportamento alimentar.

Os pacientes serão atendidos na sua unidade de referência. Moradores de Ferraz, Linha Henrique D’Ávila e Andréas podem participar dos grupos do Posto Central. Serão 45 vagas para cada unidade. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, não ser gestante e ter Índice de Massa Corporal – IMC de mais de 30kg/m². As inscrições são presenciais, na recepção das três unidades de saúde.