19 NOV 2014
Ações de igualdade lembram Dia da Consciência Negra

Além dos métodos de estudos sobre raças e etnias, aplicados frequentemente nas escolas da rede pública de Vera Cruz, o dia 20 de novembro ganhará mais força devido à comemoração do Dia da Consciência Negra, lembrado até hoje pela assinatura da Lei Áurea, declarando o fim da escravatura. Para isso, as secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo, promoveram a ação, Dias da Diversidade, voltado a atividades de conscientização sobre igualdade social e sobretudo respeito e oportunidades para todos, independentemente da cor, cultura ou descendência.

As atividades que integram a Semana Afro, iniciaram nesta terça-feira, dia 18, nas escolas José Bonifácio e Jacob Blész. Pela manhã, os alunos do sexto ao nono ano, prestigiaram as apresentações do Grupo de Capoeira do Projeto Despertar, de Vera Cruz. Coordenado por Alex Sander Nazário, o professor Cascata, como é conhecido, o grupo realizou dinâmicas e ensinou os passos iniciais da Capoeira. Além disso, Cascata explicou aos alunos, a história e as origens da dança afro-brasileira. A tarde, a mesma atividade foi realizada com os alunos da pré-escola ao quinto ano.

Para a quarta-feira, dia 19, além das apresentações do Grupo de Capoeira, Cíntia Mara da Luz, da Sociedade Cultural e Beneficente União, de Santa Cruz do Sul, fará uma explanação nas instituições de ensino João Carlos Rech e Elemar Kroth, nos períodos da manhã e tarde, sobre a cultura negra. Com o intuito de promover conscientização e igualdade, estará em pauta, não apenas questões de cunho racial na região, mas também sobre a população de cultura indígena e mestiça.

Para a Coordenadora de Cultura, Marli Silveira, dados estatísticos apontam para um país ainda preconceituoso, fato que mostra a importância de abordagens sobre a questão nas escolas. "Quando pensamos que são mortos três vezes mais negros no Brasil, vítimas de homicídio, devemos pensar que algo está errado. Que temos o dobro de analfabetos negros acima dos 15 anos em relação aos brancos, é algo que deve nos chamar a atenção", lembra Marli, ao destacar a importância dos Dias da Diversidade.

Pérola Negra

O encerramento da programação acontecerá na quinta-feira, dia 20, no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo, às 8 horas, para alunos do Ensino Médio. O assessor da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) e membro do Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro), Yuri Azevedo, falará sobre o documentário “Pérola Negra: 90 anos de História”. Haverá ainda, a participação de um cacique de Estrela Velha, Tekoa Ka Aguy Poty, para falar sobre experiências e cultura. A ideia do momento é oportunizar aos jovens, discussão sobre temas importantes ligado à cultura afro e indígena.