Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
14 OUT 2014
Blitz do sorriso alerta para saúde bucal

Quem passou pela rua Ernesto Wild, próximo ao entroncamento com a rua Jacob Doern, em Vera Cruz, nesta terça-feira, dia 14, precisou parar. Pela manhã, entre as 10h e 11 horas e à tarde, entre as 15h e 16 horas, os veículos que por ali transitaram, foram abordados e tornaram-se participantes da Blitz do Sorriso. A ação foi promovida pelo Centro Odontológico em conjunto com o Estratégia de Saúde da Família (ESF) e distribuiu escovas de dentes e folders contendo explicações de como fazer o autoexame bucal, preventivo do Câncer de Boca.

Em consideração ao mês do câncer, a Blitz proporcionou instruções a todas as pessoas, com foco especial em homens acima de 40 anos, fumantes, usuários de álcool ou drogas e pessoas que utilizam próteses dentárias. Para a coordenadora do Centro Odontológico, Betina Pauli, o objetivo principal foi colocar em evidência uma questão tão importante, mas que às vezes é esquecida. “Nos consultórios odontológicos e nas escolas, as instruções, geralmente, são apenas para a higiene bucal, escovação e uso de flúor e do fio dental. Entretanto, a saúde bucal deve ser observada com atenção e necessita de cuidados especiais”, afirma a dentista.

A campanha preventiva alerta para a questão de que nem toda a alteração bucal encontrada poderá ser câncer, mas que qualquer sinal diferente, deve ser examinado por um profissional. Em sua primeira edição, a Blitz, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde teve o auxílio dos dentistas locais e de uma auxiliar de saúde bucal do ESF. Os colaboradores se revezaram no atendimento dos veículos, na distribuição das escovas e forneceram explicações de esclarecimento do autoexame e curiosidades sobre a enfermidade.

O trabalho contou ainda com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e com o patrulhamento da Brigada Militar, que auxiliou na abordagem dos veículos. Para a secretaria municipal de Saúde, Ana Lucia Hoff, ações desta natureza se tornam grandes pelo caráter de envolvimento comunitário e inteiração social. “Tiramos os profissionais dos centros clínicos e colocamos eles em contato com a comunidade. A saúde pública vai ao encontro das pessoas e não recebe somente demandas”, entende a titular da pasta.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024