16 OUT 2014
Caminhada lembra Outubro Rosa

A manhã desta quarta-feira, dia 15, foi dedicada a uma caminhada de incentivo à saúde da mulher em virtude do Outubro Rosa em Vera Cruz. A campanha mundial é destinada a ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama. Com intuito de demonstrar apoio à causa, o Grupo de caminhada do Estratégia da Saúde da Família (ESF), que se reúne semanalmente, às quartas-feiras para a atividade, organizou a ação e obteve participação de cerca de 60 pessoas contando com a presença de profissionais da área da saúde e representantes de entidades do município.

Com saída às 7h30, do ESF, após fazer uma série de alongamentos, o grupo parou em frente a Prefeitura Municipal, onde a agente comunitária de saúde Rosângela Wagner e a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Marli Kurtz, realizaram pronunciamentos sobre a importância da mobilização das mulheres e do autoexame como diagnóstico precoce do câncer de mama. Posteriormente, o grupo seguiu até a frente da Liga Feminina de Combate ao Câncer que fica nas imediações ao Hospital Municipal de Vera Cruz.

Para a Prefeita Rosane Petry, que prestigiou o evento, questões de saúde pública sempre terão prioridade. “Como voz feminina, sinto-me no dever de incentivar todas as mulheres à prevenção do câncer de mama. Essas ações precisam ser valorizadas e postas em prática por todas nós”, declarou Rosane. A caminhada teve ainda, o prestígio e colaboração de algumas presenças masculinas. Entre eles o aposentado Beloni Silvino dos Santos que se sentiu lisonjeado em poder participar. “Sempre que posso, acompanho o Grupo de caminhada nas quartas-feiras. No alto dos meus 62 anos, me sinto mais jovem e revigorado com os aquecimentos e caminhadas”, disse.

Paralela às atividades realizadas pelos órgãos públicos municipais referentes ao Outubro Rosa, a Liga organiza ainda, outra caminhada a ser realizada dia 23 de outubro, com encontro na Praça José Bonifácio às 17 horas. E para novembro, a Liga está organizando outras ações referentes ao câncer. Dessa vez, com intuito de mobilizar o público masculino em consideração ao Novembro Azul, destinado à prevenção do câncer de próstata.