28 OUT 2014
Prefeitura socorre cavalos duas vezes no mês

A Vigilância Sanitária recebeu por anonimato denúncia para recolher uma égua com potro na última sexta-feira, dia 24. A reclamação era de que os animais identificados estavam soltos, sem cordas de amarração e pastando no acostamento da rodovia. Eles foram localizados na RSC-409, na localidade de Rincão da Serra. Após o aviso, imediatamente, a Vigilância constatou a procedência do caso. Não haviam sinais de ferimentos, entretanto, conforme testemunhas, muitos veículos que transitam no trecho haviam desviado dos animais para evitar acidentes.

Para a remoção, foi necessária uma ação conjunta com a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, solicitada pelo veterinário André Sant'Anna, responsável pelo posto da Vigilância. Com os instintos ainda aflorados, devido à recente gestação, a égua se encontrava muito xucra e de difícil acesso. Portanto, foi preciso que a BM bloqueasse o trânsito por alguns momentos para a captura dos equinos, que poderiam resistir e causar acidentes graves, segundo Sant'Anna. “Um veículo em alta velocidade, se chocado diretamente com um animal desse porte, pode resultar em acidentes graves”, afirmou.

Conforme prevê a Lei nº 1.640 do Código de Posturas do Meio Ambiente do Município, a égua e o potro foram removidos e estarão sob a posse da Prefeitura Municipal durante cinco dias. Esse período determinado, possibilita o manifesto do dono, se existir, a requerer os cuidados dos animais. A égua e o filhote serão liberados mediante o pagamento de multa, que será somado aos gastos obtidos pela municipalidade. Nesta quarta-feira, dia 29, completará cinco dias da posse dos animais, caso o dono não se apresente, os equinos serão encaminhados para leilão.

Por motivos de segurança, durante o período exigido por lei, o local onde se encontram, será mantido em sigilo. O Executivo garante todos os cuidados necessários e alimentação dos animais. A prefeita Rosane Petry (PP) salienta que o Município tem cuidado dessas questões, ocorrida pela segunda vez no mês, a fim de preservar a integridade física dos animais. “Cuidá-los com carinho e respeito, além de uma característica humana se trata de política de saúde pública”, disse.

Relembre

Em apenas um mês, essa é a segunda denúncia anônima feita à Vigilância Sanitária, envolvendo equinos em Vera Cruz. No fim do mês de setembro, um cavalo que estava sendo alvo de maus tratos pelo dono, foi recolhido. Os policiais flagraram o espancamento no ato, e recolheram o animal que se encontrava com diversas lesões pelo corpo, e cego de um olho. Recuperado, o cavalo ainda permanece sob a custódia do Município, em um hotel para cavalos em Linha Borges de Medeiros, e aguarda o julgamento que definirá, o retorno para o antigo dono ou se irá para a adoção.