07 OUT 2014
Idosos e deficientes físicos asseguram direito no trânsito

A Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito começou nesta segunda-feira, dia 6, as melhorias necessárias a fim de implantar vagas de estacionamento para idosos e para condutores que transportam deficientes físicos no perímetro central. Em frente a todas as agências bancárias foram dispostas vagas para idosos e diante do prédio da Prefeitura Municipal há vagas para ambos, portadores de necessidades especiais e o público acima de 61 anos. O projeto visa a ampliação das sinalizações para o cumprimento da legislação, inclusive em frente ao Hospital Vera Cruz (HVC) e nas áreas de maior circulação.

As vagas serão de uso exclusivo para idosos e para deficientes físicos e estarão devidamente sinalizadas sendo necessária a posse do Cartão para uso. A Brigada Militar deverá realizar a fiscalização, assim como faz atualmente, através de convênio com o Município. “Estamos garantindo os direitos dos idosos e dos deficientes físicos, pois as vagas de estacionamento especiais atendem a legislação e vem ao encontro da obrigatoriedade do Município”, comenta o técnico em trânsito da pasta, Luis Fernando Teixeira. De quebra, salienta que nos próximos dias será providenciada a revitalização das rampas de acesso a cadeirantes nas esquinas das calçadas.

Para se ter acesso as novas vagas se faz necessário possuir o Cartão Especial de Estacionamento, confeccionado junto ao Departamento de Trânsito, situado junto ao prédio da Prefeitura. Os requerentes deverão levar consigo foto 3X4, comprovante de residência e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em caso de não possuir CNH, deverá ser apresentada a Carteira de Identidade. Aos que necessitam das vagas para deficientes físicos, na documentação deverá ser acrescida o comprovante da deficiência, conforme a indicação do Código Internacional de Doenças (CID), assinado pelo médico. O Cartão é válido em todo o território nacional e fica pronto em aproximadamente sete dias úteis.

A prefeita Rosane Petry (PP) avalia a medida como positiva tendo em vista que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 5 mil habitantes locais possuem algum tipo de deficiência física. “Há muito tempo o Conselho das Pessoas Portadoras de Deficiência, bem como as pessoas idosas, vinham reivindicando esse espaço. Esse direito é justo, necessário e garantido. Seguiremos aprimorando o serviço para proporcionar mais dignidade a esse público”, enfatizou a líder do Executivo.