08 OUT 2014
Outubro Rosa alerta à importância do autoexame

O poder Executivo desenvolverá iniciativas intersetoriais a fim de avivar a importância do Outubro Rosa ao público feminino. O pontapé das ações ocorreu nesta terça-feira, dia 7, com palestra de saúde para idosas que integram o núcleo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A organização promoveu diálogo instrutivo ministrado pela enfermeira Jaqueline Thier Müller que orientou sobre o exame de toque e sanou dúvidas acerca da enfermidade. O Centro de Convivência, assim como demais repartições públicas, recebeu decoração com balões, laços e enfeites para sinalizar a campanha nacional.

O intuito da ação global é incentivar as mulheres à realizarem periodicamente o autoexame e evitarem o desenvolvimento do Câncer de Mama. “Essa mobilização é fundamental. Tivemos nesta reunião, mulheres que, por incrível que pareça, não sabiam como realizar o autoexame, ou que nunca haviam feito o exame de pré-câncer”, relata a secretária de Desenvolvimento Social, Luciméri Eisenhardt. Em virtude da relevância da campanha, as secretarias municipais seguirão com ações de sala de espera nos complexos do Município e com a temática sendo abordada pelas Agentes Comunitárias de Saúde nos domicílios.

A pasta da Saúde realizará na próxima quarta-feira, dia 15, caminhada com partida às 7h30min, da unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF), do Bairro Arco-Íris, com mulheres trajadas de cor-de-rosa. O destino será o prédio da Prefeitura que fará cerimônia diante da Caixa D’Água a fim de evocar a conscientização para o bem-estar das vera-cruzenses. A iniciativa terá a parceria da Liga Feminina e o envolvimento do Hospital Vera Cruz (HVC). O prédio da municipalidade ganhou luminotécnica com nuances rosadas até o fim deste mês.

A prefeita Rosane Petry (PP), avalia o cuidado como medida necessária para evitar transtornos futuros que demandem tratamento. “Como prefeita e mulher entendo como preciso o autoexame seguidamente. O mês de outubro chama atenção para o cuidado, mas os gestos preventivos são permanentes”, declara. As informações da saúde municipal apontam que em 2014 houve timidez nos encaminhamentos de mulheres com suspeita de Câncer de Mama para consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que denota o trabalho constante de prevenção.

Fonte: Lucas Dalfrancis