Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
16 OUT 2014
BM definirá locais das câmeras

A prefeita Rosane Petry (PP) ouviu núcleos da sociedade sobre os pontos ideais para instalação das câmeras de vigilância nesta quarta-feira, dia 15.  Após o diálogo, a líder do Executivo designou o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Rech, – por ser egresso da carreira policial – para intermediar as normas técnicas. O Município vai requerer esta semana da Brigada Militar (BM) estudo solicitando os locais exatos para receber o videomonitoramento. As incidências de roubo, vias de maior fluxo e rotas de fuga serão balizadores para emissão do laudo.

Após receber a lista dos pontos, devidamente justificados por grau de seguridade, a Prefeitura deverá unir novamente os legisladores da Câmara Municipal de Vereadores, a BM e a Polícia Civil, além do Conselho de Trânsito e a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa) para apresentar a análise. “Nossa orientação será embasada em números, na movimentação de pessoas e nos registros de ocorrência crescentes no Centro com o aumento da cidade”, frisou a comandante do quartel local, a sargento Silvana Cristo.

O major Ailton Azevedo, Comandante do 23º Batalhão da BM, expôs sua opinião de que a segurança pública tem avançado no compasso das novas tecnologias e o serviço se faz preciso para aprimorar a eficiência do processo. Azevedo endossou a presença necessária de um soldado para observar até oito imagens, junto ao observatório que será disposto no quartel de Vera Cruz. O serviço instalado pela empresa Viavale em estágio piloto pelos próximos 45 dias visa ser um termômetro da resolutividade da inovação. Passado este período, o Município pretende abrir processo de licitatório para contratação permanente do serviço, tendo o comodato dos equipamentos e a devido conserto em no máximo duas horas.

“Essa iniciativa é incrível. A comunidade merece mais segurança e pedia por isso. Como cidadão é gratificante perceber que logo após audiências públicas ações são tomadas”, enfatizou o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Viana. Nos próximos dias o Município enviará ao Legislativo projeto de lei instituindo e regulamentando o serviço de videomonitoramento na comunidade. O presidente da Associação Acisa, Alceu Riss, expôs o contentamento da classe empreendedora e a prefeita sugeriu a possibilidade de, gradativamente, o Município estabelecer parcerias para aprimorar o trabalho.

Entenda

Na quinta-feira da semana passada, dia 9, a Prefeitura recebeu as câmeras de segurança da empresa Viavale em fase de teste perante imediata instalação. Até então, os pontos haviam sido indicados pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura, mas contatando a BM a prefeita Rosane Petry (PP) entendeu por bem ampliar a discussão e levar o assunto para um grupo mais heterogêneo – pois, por lei, compete a BM a guarda e a fiscalização das imagens. Portanto, por critérios técnicos, algumas câmeras poderão ser redirecionadas por instrução da Brigada.

Fonte: Lucas Dalfrancis
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024