17 OUT 2014
Prefeita pede melhorias no asfalto do Rincão

A prefeita Rosane Petry (PP) liderou a comitiva vera-cruzense até a 3ª superintendência regional do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) nesta quarta-feira, dia 17. A falta de acostamento no pavimento da localidade de Rincão da Serra e o clamor por redutores de velocidade mobilizaram mais uma audiência na autarquia. O mesmo pedido foi protocolado em diversas oportunidades junto ao Estado, mas a Prefeitura ainda aguarda por respostas e pede mais agilidade para execução dos serviços. O vereador recém-empossado, Vivaldino Alves da Silveira (PR), é morador da comunidade e acompanhou as tratativas.

A rodovia RSC-409 que se liga a RSC-287 é de inteira responsabilidade do poder Executivo gaúcho, portanto a prefeita Rosane procurou o coordenador regional do Daer, João Luiz Fontoura, para externar a preocupação e pedir ações. “Há bastante tempo procuramos o Daer e o Estado, mas precisamos de ajuda, de resultados e de ação. A comunidade tem nos cobrado providencias e mais segurança. Muitos condutores e pedestres passam todos os dias pelo trecho”, defende a agente política.

Em resposta ao pedido da delegação, Fontoura disse que a petição sempre tem sido reforçada junto ao Daer em nível de Estado, que tem priorizado municípios sem acessos asfálticos. De antemão, o coordenador endossou que o pleito novamente será levado ao conhecimento da diretoria geral da instituição. O Município leva em conta os índices de atropelamentos, geração de acidentes e situações de risco ocorridas todos os dias na via interurbana movimentada.

Para o legislador se faz necessários com urgência investimentos públicos a fim de propiciar mais espaço aos pedestres circularem e coibir o excesso de velocidade nas vias públicas. “O Município buscou apoio do Estado em 2009 para executar essa obra que, com recursos de emendas parlamentares, realizou um sonho de mais de 40 anos. Agora, precisamos seguir melhorando”, disse Vivaldino. Segundo o vereador trata-se, sobretudo, de uma medida de segurança. O coordenador da Secretaria de Obras, José Adroaldo da Silveira, também esteve na discussão.

Fonte: Lucas Dalfrancis