24 OUT 2014
Futuro do Quiosque está definido

Definida a licitação, o Quiosque da Praça José Bonifácio se transformará numa sorveteria, pub e empório de pratos prontos. A empresária Cristine Beatriz Battisti Maccalli teve a maior proposta de valor para locação e venceu o certame que teve os envelopes lacrados legitimados nesta quarta-feira, dia 23. Entusiasmada com o negócio, a empreendedora prevê abrir as portas no mês de dezembro e, agora, está em tratativas com arquitetos para surpreender os vera-cruzenses que aguardam, ansiosos, pela inauguração do espaço.

Construída no coração da cidade em 2011, a área de 482,10 metros quadrados, com a parte interna de 143 metros quadrados e o seu entorno, tem a projeção de funcionar todos os dias. De segunda a sexta-feira a intenção é abrir a partir das 10 horas e atender até a meia noite, permitindo refeições simples e práticas no almoço e no jantar. Cristine atualmente possui a Sorveteria e Cafeteria Divina Gula e agregará ao Quiosque a comercialização do buffet de 26 sabores de sorvete. A agenda dos sábados e domingos está em fase de planejamento.

O estabelecimento oferecerá no cardápio sanduíches naturais, torradas e variedade de sucos. Bebidas comerciais, artesanais e pratos à lá carte como petiscos, tábuas de pequenas porções e ala minutas igualmente estarão no menu da casa. “Seremos bastante flexíveis e a evolução do comércio virá ao encontro da demanda oriunda do público e da expectativa da comunidade”, enfatizou. O negócio iniciará com oito funcionários e seguirá cumprindo o desígnio de informar os caminhos turísticos locais, bem como fomentar iniciativas de caráter cultural.

As cláusulas do contrato fixam a ocupação pelos próximos cinco anos e pode ser renovado por igual período. Os exploradores receberão orientações da turismóloga da Prefeitura que terá a responsabilidade de prezar pela acolhida e pela hospitalidade, auxiliando na divulgação das áreas de lazer. Aliado a isso, produtos de agroindústrias e feitos no mapa local serão comercializados no Quiosque a fim de apreciar a produção local. Os potes de melado, mel, rapaduras e receitas típicas como cucas, pães e o Hackbraden (bolo recheado de carne), prato oficial do município, serão servidos na mesa no intuito de propagar o turismo rural arraigado as peculiaridades de Vera Cruz.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Antonio Rozenei Woyciekoski, o sonho virou realidade. Ele compreende que, a partir de agora, um dos principais cartões de visita será ponto de encontro. O Quiosque é dinâmico e atrativo. Com a ação contemplaremos mais gente e proporcionaremos mais movimento”, disse. A prefeita Rosane Petry (PP) visitou as instalações com a nova empreendedora e se disse realizada com o êxito do processo. “Traremos mais razões para as pessoas visitarem a Praça. A iniciativa atende o clamor dos moradores, da juventude e das famílias”, ponderou.

Quem vai cuidar do Quiosque

Cristine Beatriz Battisti Maccalli é vera-cruzense, mas por muito tempo morou na serra gaúcha. Com histórico de investimentos empresariais, o marido possui negócios de outro ramo em Santa Cruz do Sul. Desde 2010 Cristine voltou a residir em Vera Cruz e há cerca de um ano investiu na Sorveteria e Cafeteria Divina Gula, entretanto o Quiosque sempre foi seu alvo. “Estou bem feliz, pois foi algo que sempre almejei. A estrutura é linda, o ponto é excelente e sei o quanto a comunidade deposita suas expectativas aqui”, avalia.

Arquitetura

A intenção do projeto arquitetônico a ser desenvolvido é manter uma proposta alegre e elegante, em ambos os ambientes. O espaço interior deve acomodar cerca de 50 pessoas sentadas e na parte interna serão acolhidas mais de 120. A mobília será feita sob medida e as mesas na parte de fora serão conjugadas com guarda-sóis como prevê a idealização da maquete. A meta é aliar sofisticação e praticidade a fim de contemplar todos os públicos dentro de uma preocupação com o senso estético pelo fato do empório estar situado na Praça principal.