30 OUT 2014
Intercâmbio de ideias almeja aprimorar a saúde

Com o intuito de promover melhorias na rede de saúde pública, a Secretaria Municipal da pasta organizou nesta quarta-feira, dia 29, roda de conversa sobre saúde mental. O projeto de Percurso Formativo da Rede de Atenção Psicossocial preconiza intercâmbio entre profissionais a fim de trocar experiências quanto à funcionalidade dos serviços de apoio à saúde mental, sendo o alvo, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Todos os órgãos representantes de saúde pública estiveram presentes.

Através deste projeto, duas profissionais da Rede Preceptora, a Psiquiatra Maria Angélica Vaccarini e a Terapeuta Ocupacional Adriana Torres, de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, estão no município promovendo discussões e oficinas para médicos e funcionários da rede de atendimento psicossocial. Diante da relevância dos sofrimentos psíquicos, doenças mentais crônicas e persistentes, assim como de dependência química e de alcoolismo, a reunião promoveu discussão sobre Atenção à Crise em Saúde Mental e sobre a importância da organização e da parceria com outros municípios, a fim de colocar novas ideias em prática.

Para a secretária de Saúde, Ana Hoff, expandir o conhecimento através da troca de experiência é de suma importância para ratificar o processo de atendimento interno. “O projeto nos proporciona uma visão mais ampla da realidade de outras comunidades. Podemos encontrar novos caminhos e trabalhos diferenciados que possam garantir êxito no cuidado dos nossos pacientes”, afirma. Ainda declara como necessário o apoio às entidades públicas para responder a demanda dos pacientes e executar um trabalho com excelência.

O Caps de Vera Cruz atende aproximadamente 1,5 mil pessoas mensalmente e, em média, 20 pessoas recebem tratamento integral com planos terapêuticos individuais e estratégias de atendimento diário. O corpo profissional é constituído por equipe operacional de psicólogos, psiquiatras e terapeuta ocupacional, bem como o auxílio de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Sob a coordenação da psicóloga Iara dos Santos, o Caps assim como outras entidades de saúde, garante a possibilidade de novas implantações internas, por meio do aproveitamento do Projeto de Percurso Formativo.

Fonte: Lucas Dalfrancis