Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
30 OUT 2014
Programa contempla 19 famílias com moradia

A Jocinéia dos Santos tem 20 anos. Ela é casada, tem uma filha, a Lavínia de dois aninhos, e mora no Bairro Bom Jesus. Atende pelo apelido de Jô e trabalha meio turno como doméstica e na outra parte do dia vai para lavoura. A Jô disse que a vida vai bem e para completar a felicidade da família só faltava mesmo a casa. Talvez seja por isso que ela não disfarçava o sorriso enquanto esperava para consumar o feito importante. Ela foi a primeira a assinar o contrato para construção do novo lar, no meio dos 19 contemplados pelo Programa Nacional de Habitação Rural.

Ela tem quatro meses para tirar da planta de engenharia o projeto duma vida inteira e, para isso, vai contar com a energia e o talento do marido – que é pedreiro de profissão – e com a solidariedade da mãe, a dona Cleusa, que cedeu parte do terreno onde vive para ficar com a Jô por perto. “Nunca assinei o meu nome com tanta alegria”, resumiu o momento. A leva de beneficiados assinou os documentos nesta quarta-feira, dia 29, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O nome no papel, autorizado pela Caixa Federal, significa que cada família receberá R$ 28,5 mil para comprar os materiais de construção e, na contrapartida, pagará R$ 1.210,00.

As moradias de projeto padrão têm 60 metros quadrados com sala e cozinha conjugadas, além de três dormitórios, banheiro e lavanderia. O programa do Governo Federal é gerido e mantido em Vera Cruz pelo STR com o apoio da Prefeitura que se responsabiliza pelos serviços de terraplanagem dos terrenos e pelo esgotamento sanitário. A parte de acompanhamento social igualmente é feita pelo Município. “Todo mundo precisa de um lar e poder contribuir com essa ação é louvável. Que nessas casas more as famílias e habite a alegria”, disse a prefeita Rosane Petry (PP), na cerimônia.

O presidente do STR reforçou a legitimidade do trabalho desenvolvido desde 2003 e da organização exitosa que permite a renovação do contrato a cada novo ano. “Esse planejamento ordenado das execuções possibilita que avancemos juntos”, enfatizou. Ao todo, já foram executados mais de 400 projetos de construção e de reforma. Neste grupo de contemplados as obras acontecerão nas localidades do Bom Jesus, Vila Progresso e nas linhas Capão, Andréas e Dona Josefa.

Fonte: Lucas Dalfrancis
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024