03 DEZ 2014
Natal e tradicionalismo inspiram show

A programação natalina apresenta nesta quinta-feira, dia 4, espetáculo que une o espírito da data cristã com o amor ao tradicionalismo gaúcho. A apresentação cultural acontecerá na escola Padre Benno Mueller, na Vila Triângulo, com início às 19h30min. A invernada artística, composta por 24 bailarinos, encenará uma peça de teatro inspirada na poesia Natal Galponeiro, de Jayme Caetano Braun. Soma-se ao show a música Natal do Pampa, de Wilson Paim. A performance estudantil leva a assinatura do professor e produtor de arte Manfredo Brandt.

Para a realização do projeto lúdico a escola contou com o auxílio dos pais na construção e montagem do cenário. A narrativa bíblica dramatizada rememorará o nascimento de Cristo, sendo retratada por um presépio humano. A caracterização será alternada entre trajes regionalistas, como a bombacha e o vestido de prenda, e entre as vestimentas antigas dos personagens do livro sagrado. Ao som da música gaúcha o objetivo é aproximar os estudantes da tradição rio-grandense e do verdadeiro sentido do Natal norteado pela fé e pela perseverança.

A coordenadora da programação natalina do Município, Marli Silveira, ressalta a importância da integração da atividade entre a cultura tradicionalista e mensagem cristã. “Ações como essa, asseguram a permanência dos traços gaúchos nos adolescentes e, sobretudo, mantém viva a essência do 25 de dezembro”, declara. As demais programações serão centralizadas na Praça José Bonifácio, com destaque para realização do desfile de modas a ser promovido no domingo, dia 7.

Fonte: Lucas Dalfrancis