05 DEZ 2014
Vera Cruz se veste para o Natal
Materiais chamam atenção pelo capricho e pelas cores (Lucimara Silva)

Anjos, pinheiros e bonecos de neve na Praça do Centro, com cinco metros de altura, ilustram a graciosidade da decoração de Natal concebida por voluntários. Mas é nas minúcias feitas à mão que a data cristã ganha vida e a admiração de quem a prestigia. Centenas de bonecos de pano de variadas nuances e formatos, caracterizam a figura do Papai Noel em pontos da cidade. Duendes, flores, trenós e cenários que rememoram passagens da Bíblia legitimam o convite para programação artística que tem a culminância no dia 21.

A praça Central atrai os olhos das crianças pela Casa do Papai Noel arquitetada a partir de referências infantis, com doces, presentes e bastante iluminação. De terça-feira a domingo, das 16h às 21 horas, o bom velhinho acolhe os menores e famílias a fim de tornar o período especial na vida dos vera-cruzenses e das escolas, que possuem agendas diárias.  O nascimento de Cristo está na construção dum espaço rústico que tem o tamanho dos personagens da dimensão das figuras humanas, entre fenos e um galpão erguido de madeira crua. À noite, a sequência de 14 arcos iluminados dá conta de realçar o projeto decorativo.

O prédio da Prefeitura ganhou bonecos gigantes nomeados de guardiões do Natal e caixas de presentes com placas decorativas se unem aos enfeites que contornam a Caixa D'água. O resultado é oriundo do tempo e da doação de 25 mulheres e 20 meninas entre 10 e 16 anos, que integram a Oficina de Artesanato. As aulas de artes acontecem durante o ano inteiro e são coordenadas por Maristela Hoesker e Silvana Gava – que auxiliam o núcleo que esteve concentrado desde julho na fabricação das peças de tecido, madeira, ferro e material reciclado.

Casa do artesão

Detalhes minuciosos desenham as formas do Natal. Assim acontece na Casa do Artesão, estruturada na Praça José Bonifácio. O trabalho feito pelas mãos das artistas, dão o colorido e chamam atenção de quem transita pela Rua Claudio Manoel. São dezenas de artigos para serem comercializados, confeccionadas em pano de algodão atrelado ao patchwork e patchcolagem. As peças vão de panos de prato, capas para utensílios domésticos até guirlandas de porta e mini papais-noéis em biscuit. O espaço fica aberto de terças a sábados, das 9h às 16 horas.

Programação

Nesta sexta-feira, dia 5, acontece o espetáculo Onde está a felicidade, protagonizada pelo Instituto Sinodal, às 19 horas. A apresentação envolve teatro, dança contemporânea e arte circense. Para o dia 7, a Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária (Acisa) promove o desfile-show, às 20h30. Para alegrar a alma, dia 13, ocorrerá o Natal Gospel. No dia 14, a Noite Cultural une arte cênica e show com a Banda Jovem e a intérprete Lucimara Silva, às 20h30. A caravana da Coca-Cola, será dia 19, às 20h30, e o encerramento da programação dia 21, às 20h30, com participação dos grupos Tchê Gospel, Tala do Mango e André Veleda e Banda. Todas as programações serão fixadas na Praça José Bonifácio.

Fonte: Lucas Dalfrancis