10 DEZ 2014
Oficina ensina a fazer bolachas de Natal
Foto Noticia Principal Grande
Curso de bolachas natalinas completa o leque de ações que enaltece a data festiva (Lucimara Silva)

Com leite, farinha de trigo e ovos na receita, e a medida necessária pela vontade de aprender, 15 mulheres dos bairros São Francisco e Boa Vista colocaram a mão na massa nesta segunda-feira, dia 8, para apresentar fornadas de bolachas de Natal. A oficina de culinária instruída pela funcionária pública Mara Liliane Teixeira ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e oportunizou as aprendizes todas as fases da feitura.  A iniciativa da municipalidade objetiva ampliar as ofertas gastronômicas pelo olhar do envolvimento social.

As integrantes do curso analisaram o processo de cozinha e participaram da confecção. Desde unir os ingredientes para formação da massa espessa até a sova da matéria para alcançar o ponto e ganhar desenhos. Com moldes de pinheiros natalinos, luas, estrelas e flores, os produtos comestíveis receberam o formato dos símbolos da data cristã. Após ficarem o tempo devido no forno, foi a vez das participantes decorarem os biscoitos com glace e açúcar confeiteiro colorido.

Para a doceira que ministrou a atividade, além das bolachas de Natal poderem tornar a celebração mais doce neste período, é possível gerar renda com a técnica na comercialização dos quitutes. “Foi gratificante perceber o interesse e o quanto ficaram satisfeitas. Distribuímos as receitas e esperamos que em outras oportunidades possamos compartilhar novos jeitos de fazer tortas e doces”, fez o convite Mara.

Na visão da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luciméri Eisenhardt, certamente serão realizadas novas oficinas de culinária, para pessoas do Centro e do interior. “A comunidade, sobretudo, as mulheres têm buscado por projetos como esse e já esboçamos o calendário das atividades para 2015”, disse. A titular da pasta endossa que a ação se completa dentro da unidade que neste Natal se desenvolve uma série de iniciativas: que vão desde programações artísticas, decoração temática e a campanha da doação de brinquedos.

Fonte: Lucas Dalfrancis