18 DEZ 2014
Ação ganha às ruas pelo combate à Aids

O Programa de Redução de Danos desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz promoveu nesta quarta-feira, 17, ação alusiva ao mês mundial de Combate à Aids. Para isso, redutores e agentes comunitárias de Saúde foram às ruas do município a fim de dialogar com a comunidade assuntos relevantes sobre o Programa. O objetivo é divulgar o serviço que visa reduzir os riscos causados pelo uso de drogas, o que pode resultar no contágio e na proliferação de doenças como a Aids.

A ação foi desenvolvida na zona central do município, em pontos específicos onde a equipe encontrou maior fluxo de pessoas, como a rodoviária e lojas do comércio. A comunidade foi abordada e recebeu informações sobre modos de prevenção a fim de não serem infectadas pelo vírus. Diante da importância da causa, a abordagem foi praticada por profissionais de diversas áreas da saúde. Para fortalecer o contato, os moradores receberam folders informativos com as formas de prevenção do vírus do HIV e ao uso correto de seringas, no caso de dependentes químicos.

A mesma intervenção acontecerá domingo, dia 21, na Praça José Bonifácio com início às 18 horas. Para a coordenadora do Programa, Rosiléia Moura, a ação é necessária pois dispõe de informações importantes sobre assuntos que ainda são tratados com estigma e receio. “Todos nós vivemos em constante exposição. É essencial que haja conhecimento e humanização por parte dos membros da comunidade, em relação aos usuários que apesar da dependência, merecem atenção e orientação quanto ao uso das drogas”, ressalta.