19 DEZ 2014
Regiões do interior terão bibliotecas

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou nesta quinta-feira, dia 18, a entrega de quatro bibliotecas itinerantes para comunidades do interior. A ação nasce do programa Arca das Letras, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), no intuito de levar conhecimento e literatura para localidades habitadas por camponeses. A iniciativa proporcionará a retirada de livros nas regiões de Linha Tapera, na escola Cândido Pritsch, em Ferraz, nos colégios Gonçalves Dias e Sagrado Coração de Jesus, e em Andreas, no estabelecimento de ensino São Sebastião.

Além da entrega das Arcas, foi ministrado o curso de capacitação para nove Agentes de Leitura. Os instrutores serão os responsáveis por promover as bibliotecas rurais e prestar os serviços próprios de um acervo bibliográfico, como empréstimos, devolução e incentivo à leitura. Cada Arca possui 200 livros, com placa indicativa do gênero que foi escolhido pelos próprios moradores. O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, bem como das comunidades e escolas da rede municipal. O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) destinou R$ 3 mil para a construção das estruturas de madeira que acomodam os volumes.

A coordenadora de Cultura da municipalidade, Marli Silveira, ressalta a importância de possibilitar a todas as comunidades do meio rural o acesso ao livro e a leitura. "Construímos mais um degrau no processo de constituição de uma política pública para promoção da cultura, para garantia do amplo e irrestrito acesso de todos. Novos passos devem ser dados, novas arcas garantidas e outras ações fomentadas", declara. A prefeita Rosane Petry (PP) endossa ação pela ótica da facilidade. “Agora o agricultor tem o acesso pertinho de casa”, disse.

Para a diretora da escola São Sebastião, Juliana Pohl, a estratégia para envolver toda a comunidade é reunir o clube de pais e de mães, a vizinhança e apresentar a proposta. “O planejamento de 2015 está muito atrelado a mobilização e, para o projeto Arca das Letras, contaremos com a presença da Agente Comunitária de Saúde”, explica. No colégio,  Mairiéli Severo, é quem será voluntária para organizar os produtos culturais.