06 JAN 2015
Novos equipamentos modernizam Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual de Vera Cruz terá as ferramentas de informática renovadas e duplicará a capacidade de atendimento aos cidadãos. O espaço físico do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) auxiliado pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo recebeu nesta segunda-feira, dia 5, cinco tablets novos. Na próxima semana chegarão mais 18 computadores e mais uma lousa digital. O investimento chega a cerca de R$ 30 mil e a iniciativa está sendo capitaneada pela Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.

O NTM funciona desde 2009 e neste período formou mais de 1,1 mil pessoas em cursos de informática, nas modalidades Word, Excel, Power Point e Internet. Edição de vídeos e formatação de computadores também estão nos aprendizados transmitidos em 40 horas pelo responsável do Centro, Gelson Brum. “Atendemos jovens, idosos, mulheres rurais, usuários do Caps e de serviços públicos, além de concedermos o suporte necessário para os educadores”, explica o professor. A intenção, conforme Brum, é seguir aperfeiçoando os moradores, agora, com mais estrutura com a vinda dos equipamentos.

Atualmente nove máquinas estão em operação e proporcionam o treinamento de 150 pessoas, aproximadamente, por ano. O número chegará a 300 certificados com a instalação das ferramentas mais modernas, pois os computadores da Biblioteca Virtual são limitados devido os nove anos de uso. Brum, idealizador da ação, reitera que o gratificante neste processo é perceber o aperfeiçoamento profissional oriundo da oportunidade gratuita. O projeto de remodelação da Biblioteca foi encaminhado pela coordenadora de Cultura, Marli Silveira.

Para o titular da pasta, Antônio Rozenei Woyciekoski, a modernização do serviço que auxilia tantas pessoas, sobretudo quem não possui recursos e vê nesta chance uma alternativa para se qualificar ao mercado de trabalho, representa mais currículo e formação. “A cultura e a educação são mecanismos capazes de transformar o futuro e melhorar as condições sociais de muita gente. A informática com seu universo interativo instiga para ensinar”, declarou o secretário.