07 JAN 2015
Agricultura familiar vai alimentar carentes

A Prefeitura de Vera Cruz aderiu ao Programa de Aquisição Familiar (PAA), do Governo Federal. Na manhã desta quarta-feira, dia 7, representantes de entidades rurais e o poder Executivo, reuniram-se a fim de legitimar as tratativas do benefício. O intuito é promover o acesso a alimentos à população em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social, bem como fortalecer a agricultura familiar. Desta forma, o Município adquire produtos alimentícios de produtores locais e distribui gratuitamente – com a inserção duma política de critérios – cestas a famílias em situação de pobreza e entidades sociais.

A comissão do projeto será formada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e Social, e os membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e da Emater/RS-Ascar. “O programa além de valorizar a produção local, beneficiará a comunidade e entidades por meio da agricultura familiar, o que garante, sobretudo, segurança na alimentação”, enfatiza o técnico agrícola Jéferson Klunk. A iniciativa será abastecida pela produção dos agricultores cadastrados na Cooperativa Agrícola (Coopervec). Cada fornecedor, conforme as vendas, poderá receber até R$ 8 mil ao ano.

Estima-se que aproximadamente 30 famílias sejam beneficiadas com as cestas de alimentação, que serão compostas por verduras e legumes, como aipim, tomate, alface, beterraba, brócolis, repolho, entre outros. Além de frutas conforme a época, massa caseira, pães e embutidos. Ainda serão alcançadas mais de 150 pessoas de entidades de assistência social, como Cras/Cearca, Casa de Passagem, Centro de Convivência de Idosos e outros segmentos legalmente cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (Comaso).

O PAA passa pelo processo de formalização e o propósito é que as primeiras cestas sejam distribuídas a partir de fevereiro. A líder do Executivo, Rosane Petry (PP), avalia necessária a inteiração das famílias e entidades nas atividades municipais, oficinas e trabalhos voluntários como contrapartida. “O alvo é a emancipação das famílias e a melhora na qualidade de vida. Promover evolução, desenvolvimento e incentivar a propagação das ofertas do Município direcionados em prol da comunidade”, ressalta.