18 FEV 2015
Ação promove incentivo ao produtor rural

Inserir a agricultura familiar nos supermercados de Vera Cruz está sendo a realização de um projeto antigo da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec). Com o objetivo principal de valorizar a mão de obra rural e de incentivar a diversificação nas propriedades agrícolas, o projeto nascido em 2013, deu os primeiros passos na manhã desta sexta-feira, dia 13. Cinco produtores rurais fizeram a entrega de amostras de aipim e batata doce ao supermercado Bom Rancho. Ainda serão abastecidos o Supermercado Borré e Super Sorriso.

O técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jéferson Klunk, aponta a realização como momento histórico para a Coopervec e para o município. “O primeiro passo foi dado. Nosso objetivo é expandir essa prática, a fim de direcionar alimentos saudáveis e de qualidade à todos os mercados do município, gerando qualidade de vida por meio do consumo”, declara. Klunk acrescenta ainda, que o fornecimento de alimentos do campo, trará futuramente, independência do comércio de alimentos, uma vez que 85% dos produtos são fornecidos de outros municípios.

A iniciativa apresenta ainda proposta sustentável, visto que os fornecedores não utilizam de adição de produto químico. Os produtos serão comercializados pelo preço de mercado o que irá gerar uma margem de quase R$ 500 de lucro no bolso do produtor ao mês. O secretário de Desenvolvimento Rural, Alcindo Iser, avalia a ação como mais um passo importante e influente na vida do produtor rural “Essas e outras ações voltadas ao pequeno agricultor são métodos eficientes de aproximá-los do meio urbano, sem afastá-los do campo”, enfatiza Iser, lembrando do Espaço do Produtor Rural que será inaugurado dia 6 de março.

O jovem agricultor Eduardo Ebert tem apenas 19 anos e desenvolve o que aprendeu na Escola Agrícola. “A plantação de batata-doce e aipim foi um meio de enriquecer a nossa propriedade, podendo diminuir a plantação do fumo que antes era feita em grande escala. A Coopervec contribui com o incentivo e a valorização do nosso trabalho”, declarou. A Prefeita Municipal Rosane Petry, destaca a importância da integração da agricultura familiar com o perímetro urbano. “A zona rural cresce e se qualifica a cada dia. Queremos nos certificar que esse importante trabalho esteja inserido na sociedade de forma global” declara.