27 FEV 2015
Produtores rurais recebem novo espaço para feira

Valorizar a mão de obra dos agricultores, incentivar a diversidade nas propriedades rurais, aproximar o agricultor do perímetro urbano e promover alimentação saudável e livre de agrotóxicos à comunidade, são algumas das prioridades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Vera Cruz. O Feirão Rural, local proporcionado pelo município para venda de produtos de agroindústrias locais, foi criado há 15 anos, e no próximo dia 6 de março, às 15 horas, reinaugura com estrutura nova, ampla, mais cômoda aos feirantes e passará a ser chamado de Espaço do Produtor Rural.

A reforma foi realizada pelo processo de Participação Popular, subsidiada no valor de R$ 75 mil. Agora, o galpão de madeira roliça, dá lugar à nova estrutura metálica, de 300 metros quadrados, com banheiros renovados e a inclusão de mais produtores. Foi disponibilizado 14 boxes de 2 x 4, onde os feirantes comercializarão iguarias como embutidos, compotas, laticínios, pães, bolos e cucas. Haverá ainda diversidade de rapaduras, melados, frutas, legumes e peixes.

O Espaço continuará funcionando nas sextas-feiras, das 15h30 às 18h30, na Rua Intendente Koelzer, 979. Para o titular da pasta, Alcindo Iser, a inauguração é um avanço na valorização do produtor, que conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/Ascar-RS. “A inauguração deste espaço, é a realização de um sonho da administração municipal e de cada produtor. Seguiremos no propósito de contribuir com a valorização da mão de obra e no crescimento financeiro dos pequenos agricultores”, declarou Iser. O secretário lembra que o órgão público foi o propulsor para a inclusão de produtos rurais na merenda escolar e em mercados do município.

Piscicultura

A inauguração do Espaço do Produtor Rural virá com novidades. Os piscicultores que já comercializavam seus produtos no antigo Feirão Rural, agora terão um dia especial da semana para a venda de peixes. A cada dois meses, no primeiro sábado de cada mês, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, a feira terá especialmente peixes variados, cortes especiais e bolinhos prontos. Conforme a adesão do público, o cronograma inicial pode sofrer alterações.