09 MAR 2015
Espaço do Produtor Rural fomenta agroindústrias

O Município de Vera Cruz vivenciou um momento histórico na tarde desta sexta-feira, dia 6, na qual ocorreu a cerimônia de inauguração do Espaço do Produtor Rural. A Secretaria Municipal e Desenvolvimento Rural em parceria com a Emater/Ascar-RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec), juntamente com os produtores rurais e as agroindústrias celebraram a pujança do novo espaço oferecido aos feirantes e à comunidade vera-cruzense.

Na ocasião, a prefeita municipal, Rosane Petry, mencionou a importância da realização da obra como êxito nas metas da administração municipal. “A valorização do produtor rural, que comtempla uma grande fatia de população no nosso município, merecia esse conforto. A realização dessa obra vai ao encontro, tanto da mão de obra familiar, como da comunidade em geral que desfruta há tantos anos desta feira”, declara Rosane. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural enfatiza a necessidade na reestruturação devido à precariedade em que se encontrava o antigo galpão.

O Feirão Rural, fundado há 15 anos, agora é denominado de Espaço do Produtor Rural e foi completamente reformado pelo processo de Participação Popular, pelo valor de R$ 75 mil. Apresenta uma estrutura nova, metálica, com 300 metros quadrados, banheiros renovados e disponibiliza 14 boxes de 2 x 4 metros o que possibilitou a inclusão de novos expositores. Na feira são comercializadas iguarias como embutidos, compotas, laticínios, pães, bolos e cucas. Há também, diversidades de rapaduras, melados, legumes e peixes. O espaço continua o funcionamento, todas as sextas-feiras, das 15h30 às 18h30, na Rua Intendente Koelzer,979.

A nova estrutura permitiu a realização de uma novidade. Os piscicultores que já comercializavam seus produtos agora terão um dia especial da semana para a venda de peixes. A cada dois meses, no primeiro sábado de cada mês, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, a feira terá especialmente peixes variados, cortes especiais e bolinhos prontos. Conforme a adesão do público, o cronograma oficial poderá sofre alterações.