09 MAR 2015
Campanha de vacinação contra HPV inicia dia 16 em Vera Cruz

A partir do dia 16 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz iniciará a campanha de vacinação contra o Palpilomavírus (HPV). A expectativa é que o município imunize cerca de 450 meninas de 9 a 11 anos. A primeira dose da vacina estará disponível no posto central, junto ao Serviço Único de Saúde (SUS), e a partir do dia 23 também na Estratégia de Saúde da Família (ESF). A realização previne o câncer do colo de útero, doença que representa a quarta causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

A fim de oportunizar os pais ou responsáveis de levarem as adolescentes aos postos, a coordenação dos serviços de saúde disponibilizou o sábado, dia 28 de março, para fazer as imunizações no posto central e ESF, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Segundo a coordenadora do setor de imunizações, Jaqueline Thier, a vacina previne contra quatro tipos de HPV, sendo dois deles os responsáveis por 90% das causas de câncer de colo de útero. “A nossa meta é que pelo menos 80% das adolescentes sejam imunizadas, por isso é importante a conscientização tanto da menina, quanto dos pais”, enfatiza Jaqueline.

A segunda dose da vacina deverá ser feita por agendamento seis meses após a primeira dose, ou seja, em setembro. A terceira dose será realizada 5 anos após a primeira. A coordenadora acrescenta que a menina estará imune dos quatro subtipos de HPV após o término do tratamento. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o setor de imunizações está realizando ações nas escolas e a divulgação da campanha também ocorre por meio das Agentes Comunitárias de Saúde. A campanha não tem prazo para finalizar e a vacina somente será realizada com a apresentação da carteira de vacinação ou da caderneta do adolescente.

Segundo público

O Ministério da Saúde incorporou na campanha de vacinação, para este ano, a imunização para meninas e mulheres de nove a 26 anos portadoras do vírus HIV. A medida foi tomada após a comprovação de que mulheres com o vírus HIV, sofrem riscos maiores de desenvolverem o câncer de colo de útero pelo vírus HPV. A vacina será feita mediante receita médica ou resultado do exame e será oferecida em qualquer posto de saúde. A segunda dose será aplicada dois meses após a primeira, e a terceira, seis meses após a primeira dose. O posto central e ESF dispõe de testes rápidos de HIV sem necessidade de encaminhamento prévio.