Vera Cruz / RS
Rede Social WHATSSAP
13 ABR 2015
Município executará projeto ecoeficiente

Inédito no Rio Grande do Sul, Vera Cruz será o primeiro município a implantar sistema de geração e conversão de energia solar e substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED

Vera Cruz deu mais uma prova de compromisso com a sustentabilidade, economia e avanço tecnológico. O município que já é referência no tratamento e qualidade da água no Estado, agora será também referência em iluminação pública. Na manhã desta sexta-feira, a prefeita municipal, Rosane Petry, assinou o contrato que dará o ponta pé inicial ao sistema inovador de substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED da Praça José Bonifácio e das ruas que compõem o centro histórico do município. A execução dos serviços será realizada pela empresa santa-cruzense, Gasima, vencedora da licitação.

O projeto foi desenvolvido com base no recurso de R$ 200 mil proveniente de uma cobrança indevida da AES Sul. Este investimento é específico para aplicação em melhorias no sistema de iluminação pública. A implantação e a substituição das lâmpadas têm por objetivo principal alcançar a ecoeficiência no consumo e geração de energia, bem como a diminuição dos custos e melhoria do sistema a curto e longo prazo. Conforme o Secretário de Planejamento e Finanças Elton Souza, após o reajuste das tarifas por parte da concessionária, o aumento foi de até 60%, aproximadamente. "O custo com a iluminação pública, de dezembro a março deste ano, aumentou de R$ 29 mil para R$ 46 mil", afirma Souza.

Para a renovação na rede de iluminação pública, o departamento de engenharia, sob a coordenação da Engenheira Civil Eliza Bischoff, elaborou o projeto que consiste na implantação do sistema de geração e conversão de energia através de painéis solares. O conjunto de quatro painéis com capacidade de geração de 195W cada, será responsável por gerar energia para aproximadamente 110 lâmpadas e suportará futura ampliação do sistema. Os serviços compreendem ainda a limpeza, substituição e instalação das luminárias no entorno da Praça José Bonifácio, ligadas a rede convencional e ao sistema de geração de energia. “O sistema foi dimensionado para atender a demanda energética máxima de consumo, sendo que a energia excedente voltará para a rede gerando créditos para redução da conta de energia elétrica municipal”, declara Eliza.

Conforme o diretor da Gasima, Cristiano Hammes, o início das obras está previsto para daqui 20 dias. A empresa estima o tempo de conclusão para no máximo 60 dias. A prefeita Rosane Petry, celebrou a inovação e parabenizou a equipe por gerar um sistema capacitado e econômico. “Os benefícios que esse novo sistema trará para o município, são exitosos. Além de cumprir com objetivo da nossa administração em economizar sempre, o sistema irá garantir mais segurança para a Praça e seu entorno”, disse a líder do Executivo.

Economia

De acordo com a Engenheira Civil, responsável pelo projeto, Eliza Bischoff, o investimento no novo sistema de iluminação irá se pagar antes do tempo esperado. “O tempo estimado para o retorno do recurso em economia era de cinco anos. Com o aumento das taxas de energia, o sistema irá se pagar antes do previsto”, comenta. Eliza acrescenta que o projeto contempla um horizonte de 25 anos e que a nova tecnologia deve economizar no mínimo 80% comparado ao sistema convencional na rede de iluminação pública e 100% no sistema da Praça. Além disso, outros municípios que já estão sabendo da iniciativa de Vera Cruz, procuram o departamento para referências do projeto.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024