Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social WHATSSAP
13 ABR 2015
Campanha contra o HPV não atinge meta

Campanha iniciou no dia 16 de março e atingiu apenas 52% da meta. Aplicações ainda estão disponíveis no Posto Central e ESF para meninas de 9 a 11 anos

Continua em Vera Cruz a Campanha contra o Palpilomavírus (HPV). A quase um mês de campanha no município, a Secretaria Municipal de Saúde registrou a aplicação em 236 meninas, o que corresponde a 52%, apenas, da meta de 80% que deveria imunizar 450 meninas de 9 a 11 anos. Conforme os dados de 2014, em um mês de campanha o município havia vacinado cerca dos 80% do público. As doses estão sendo oferecidas no Posto Central, junto ao SUS e também na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Arco Íris.

A realização da vacina previne o câncer do colo de útero, doença que representa a quarta causa de morte por neoplasias entre mulheres no país. A vacina previne contra quatro tipos de HPV, sendo dois deles os responsáveis por 70% das causas da enfermidade. A segunda dose da vacina deverá ser feita por agendamento seis meses após a primeira. A terceira dose será realizada 5 anos após a primeira. A coordenadora do setor de imunizações, Jaqueline Thier, salienta que a menina estará imune dos quatro subtipos de HPV, somente após as três fases de aplicação da vacina.

Além da divulgação da campanha, por meio das Agentes Comunitárias de Saúde, o setor de imunizações está realizando uma série de ligações para lembrar as escolas sobre a importância da vacinação. Conforme a secretária municipal de Saúde, Ana Hoff, a campanha não tem prazo para finalizar, mas cabe às meninas e aos pais a conscientização. “Estamos trabalhando para chegarmos na meta dos 80%. O foco deve estar na prevenção a fim de evitar possíveis danos à saúde mais tarde”, afirma. A vacina somente será realizada com a apresentação da carteira de vacinação ou da caderneta do adolescente.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024