17 ABR 2015
Alunos aprendem cultura indígena

Aliada à Semana Cultural da Diversidade, atividades alusivas ao Dia do Índio oportunizam aos alunos, conhecimentos sobre costumes e modo de vida

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vera Cruz, desenvolveu em parceria com a Secretaria de Educação, a Semana Cultural da Diversidade. Nesta quinta-feira, dia 16, a programação teve o enfoque voltado para a reflexão sobre diversidade indígena, bem como o modo de vida, cultura, canto, dança e artesanatos como forma de sobrevivência. As atividades foram articuladas em virtude do Dia do Índio, comemorado no próximo domingo, dia 19.

Os alunos do 9º ano e 3° ano do Ensino Médio assistiram ao documentário Nhandé va'e kue mem'i - Os seres da mata e sua vida como pessoas, em duas sessões projetadas na sala de cinema no Centro Cultural da Secretaria. O documentário é um projeto sobre a cultura material dos coletivos indígenas da bacia hidrográfica do lago Guaíba, na capital gaúcha, premiado como melhor filme etnográfico da Associação Brasileira de Antropologia.

Após as exibições, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Toninho Woyciekoski, destacou a importância da valorização pelos jovens da história dos seus ancestrais, respeitando a diversidade cultural. A coordenadora de Cultura, Marli Silveira, apresentou dados históricos sobre o desaparecimento dos indígenas no Brasil e sobre as alternativas de sobrevivência destes povos, preservando a sua memória cultural. O debate entre professores e estudantes foi estimulado nas duas sessões.

A programação da Semana Cultural da Diversidade segue nesta sexta-feira, dia 17, às 9 horas, reunindo indígenas da etnia guarani que residem em Salto do Jacuí e Estrela Velha num encontro cultural com a comunidade escolar. À tarde os indígenas visitarão escolas municipais. Além do apoio da Secretaria de Educação, a programação foi estruturada em parceria com o Estaleiro Cimitarra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Eletrônica Vera Cruz.