23 ABR 2015
Campanha de vacina contra a gripe inicia dia 27

Meta é imunizar 80% do público-alvo estimado em mais de 5,3 mil pessoas em Vera Cruz. Campanha se estende até o dia 22 de maio

A campanha de vacinação da gripe inicia no próximo dia 27 de abril e se estende até o dia 22 de maio em Vera Cruz. Com o intuito de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, a Secretaria Municipal de Saúde estima a imunização de 80% da população estimada em mais de 5,3 mil pessoas. O público-alvo da campanha serão os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com bebê recém-nascido de até 45 dias, trabalhadores da área da saúde e doentes crônicos com receita médica.

As vacinas serão oferecidas no Posto de Saúde Central junto ao SUS, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no posto de saúde de Vila Progresso para todos os públicos. Já nos postos de Linha Andreas, Ferraz e Linha Henrique D’Ávila serão oferecidas vacinas somente para adultos. A vacina é capaz de proteger contra os três tipos de influenza, A H1N1, A H3N2 e influenza B que apresentam maior potencial de complicações e que estão em circulação no país.

Visando atingir o maior número de pessoas, a coordenação da secretaria promoverá no dia 9 de maio o Dia D. Na ocasião estarão abertos todos os pontos de vacinação das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Conforme a coordenadora do setor de imunizações, Jaqueline Thier, o objetivo da ação é facilitar a vacina aos trabalhadores, crianças e pessoas que necessitam de acompanhamento, além de manter os baixos índices de suspeita do vírus no município, conforme as campanhas anteriores.

No ano passado, a campanha atingiu resultados positivos e alcançou 81,5% do público alvo geral. Entretanto a coordenadora alerta para a conscientização dos idosos que em 2014 ficaram bem abaixo da meta estimada. Para a secretária municipal de Saúde, Ana Hoff, além da divulgação da campanha, a pasta utiliza outros métodos para manter a comunidade protegida do vírus. “Durante o período da campanha, realizamos vacinas em festas da terceira idade e nos encontros semanais de idosos focando na prevenção”, comenta. Ela lembra que os idosos acamados, podem solicitar vacinação à domicílio por agendamento junto à Secretaria.